sexta-feira, maio 19, 2006

José Guterres não abandona Fretilin

José Luís Guterres deu uma conferência de imprensa à hora de almoço. Ao lado de José Luís Guterres encontrava-se Egídio de Jesus, ex-candidato a Presidente da Fretilin, Vitor Costa, Vicente Mau Busí, César Vital Moreira, Jaime Fernandes e outros apoiantes.

Abel Ximenes não esteve presente.

José Luís Guterres declarou, em tetum, que "Hoje estamos aqui para dizer que fizemos um grande esforço para mudar o estatuto da Fretilin, mas todos sabem que as condições não nos permitiam continuar com a candidatura. A razáo fundamental foi a aprovação (da votação) por braço no ar. Com isso rompeu-se a tradição de voto secreto.
A eleição dos chefes de suco foi por voto secreto, porque é que agora no Congresso da Fretilin náo usaram estes métodos?

Sou contra esses estilos leninista e comunista, usado pelos líderes da ex-União Soviética para se manterem no poder, que são contra a Lei d os Partidos Políticos de Timor, e contra a tradição da Fretilin.

Vamos continuar na Fretilin, como timorenses e continuar a lutar por uma mudança... Como timorense temos de continuar a ter coragem para continuar a construir Timor-Leste.

Continuarei a servir Timor. A partir de hoje continuarei a assumir o meu cargo de embaixador. E se o governo achar que já não poderei assumir este cargo, já tenho um terreno em Luca (Viqueque), que o meu irmão me deu, para fazer agricultura. Assumirei as consequências."

O ainda secretário-estado Egídio de Jesus disse que "Aprendemos muito de 1974 a 1987. De 1988 a 1999 aplicámos a democracia. Agora entramos numa fase de uma nova democracia.
Nós não culpamos os delegado, mas sim a metodologia que é contra os direitos humanos."

Depois evocou em bahasa, uma expressão indonésia "Hoje a derrota para o sucesso do futuro".

"Muitos funcionários são delegados públicos, chefes de suco e por isso não +e justo que usem este método para a votação.

Mas temos a vitória, pública, nacional e internacionalmente. Mas no ginásio retirámo-nos por causa dos votos de braço no ar."

Questionado sobre se o Primeiro-Ministro Alkatiri tem condições para acabar com a instabilidade do país, José Luís Guterres respondeu "Depende da organização e da forma como vão encarar a instabilidade.
..
"A liderança de Mari Alkatiri provocará com certeza um diminuição de votos, e há previsões de que ele não terá a maioria necessária para governar, porque aceitou ser eleito por braço no ar".

4 comentários:

Anónimo disse...

HILARIANTE!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Fica, Mari. Estás perdoado.

Anónimo disse...

Cá para mim vais plantar batatas. LOL.

Anónimo disse...

Isto é do melhor, já me dói o estomago de tanto rir....

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.