terça-feira, março 03, 2009

Contingentes portugueses condecorados por Ramos Horta

Díli, 03 Mar (Lusa) - O Presidente da República timorense condecorou hoje em Díli os contingentes portugueses com a Medalha Solidariedade de Timor-Leste.

José Ramos Horta explicou na ocasião que a recém-criada Medalha Solidariedade de Timor-Leste “destina-se a homenagear os profissionais dos países amigos que, com o seu esforço, dedicação e profissionalismo contribuem para a paz e desenvolvimento” do país.

No caso da GNR, José Ramos Horta sublinhou o contributo do Subagrupamento Bravo para a estabilização do país desde 2006, “a criação de confiança e o reforço da identidade democrática da Polícia timorense”.

Além da actividade operacional desenvolvida após a crise de 2006, a GNR está envolvida na formação das forças de segurança timorenses, incluindo o treino da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) da Polícia Nacional.

“É-me particularmente grato que a primeira cerimónia de atribuição da Medalha Solidariedade de Timor-Leste (em solo timorense) seja a um contingente português”, salientou José Ramos Horta.

O presidente timorense homenageou as forças de segurança portuguesas ao serviço das Nações Unidas em Timor-Leste em duas cerimónias separadas.

Ao início do dia, o chefe de Estado timorense condecorou os militares da GNR do sexto contingente do Subagrupamento Bravo, em final de missão em Timor-Leste, e que horas depois regressaram de avião a Portugal.

A cerimónia decorreu no quartel do Subagrupamento Bravo em Díli, centro de operações dos 140 militares da GNR no país.

Ao final da manhã, mas nas instalações da Presidência da República, José Ramos Horta condecorou o contingente português da Polícia das Nações Unidas (Unpol), constituído por 48 elementos da PSP, seis da GNR e dois do SEF.

Os dois contingentes estão em Timor-Leste no âmbito da Missão Integrada das Nações Unidas (UNMIT), onde os militares da GNR constituem uma das quatro forças autónomas de polícia (FPU, na terminologia inglesa) da Unpol.

Na condecoração do Subagrupamento Bravo participaram o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, o comandante-geral da GNR, tenente-general Nelson Santos, o novo comissário da Unpol, o superintendente-chefe da PSP Luís Carrilho, o novo embaixador de Portugal em Díli, Luís Barreira de Sousa, e o líder da oposição timorense, Mari Alkatiri.

A condecoração dos militares da GNR aconteceu no mesmo dia da rotação de forças do Subagrupamento Bravo, com a chegada de cerca de 80 elementos e a partida de quase meia centena de efectivos.

Quase um milhar de militares da GNR integrou a FPU portuguesa da Unpol desde a formação do Subagrupamento Bravo.

PRM

Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.