segunda-feira, outubro 13, 2008

PRESIDENTE HORTA ESTÁ AFETADO COM O EXCESSO DE CARGA

Blog Timor Lorosae Nação

Segunda-feira, 13 de Outubro de 2008

PRESIDENTE HORTA ESTÁ AFETADO COM O EXCESSO DE CARGA

Por TEODORA CAETANO

Por TEODORA CAETANO

“Como chefe do Estado, não autorizo nem permito a investigação da ONU aos crimes de 1999. A nossa posição é de manutenção de bons laços com a Indonésia”, disse Ramos-Horta à Reuters durante uma visita a Soibada, a cerca de 100 km de Díli, a capital do país.

Li e reli a notícia da Reuters reportada por Lírio da Fonseca, em que nos dava conta das palavras e intenções declaradas pelo Presidente da República José Ramos Horta, não quis acreditar.

Penso que o nosso PR perdeu de vez o tino e nem sabe o que diz, não sabe as competências para que foi eleito, não sabe que não tem poderes para fazer com que a ONU, a comunidade internacional, não faça cumprir as leis internacionais e investigue os crimes que tem de investigar, seja em Timor-Leste ou na Patagónia.

É triste quando chegamos à conclusão de que elegemos um PR que passa a vida a dizer disparates, passa vida a fazer disparates. Quando acerta uma já tem dez erradas. Isto é carga a mais para o cargo para que o elegemos, já nem ponho dúvidas. Ainda se dissesse estes disparates para consumo interno… ainda vá que não vá, mas não sabe ele que o mundo inteiro se farta de rir por a República de Timor-Leste estar representada ao mais alto nível por um senhor que faz colecção disparates e extrapola as suas competências, julgando-se com mais autoridade do que aquela que na realidade tem? Livra!

Já estamos fartos de tanta falta de humildade, de tanta falsa modéstia, de tanto sabermos que estamos a ser ridicularizados por quem não devíamos de ser, o Presidente da República. É tempo de Ramos Horta deixar de estar convencido de que não é dono de Timor-Leste nem do mundo só por ter sido agraciado com um Prémio Nobel, isso deixa de ter a importância que deve se for gerido pela cabeça de um tonto.

O que Ramos Horta diz proibir e propõe não se investigar terá um correspondente em escala menor mas que seria não se ter julgado o regime nazi de Hitler porque, por exemplo, a França seria de opinião de que queria manter boas relações com a Alemanha. Mas o que é que uma coisa tem a ver com outra? Mas que descabido.

A Presidência está a ser carga demais para Ramos Horta, pelos vistos, o que origina termos um PR com os pés no ar e a cabeça na lua. Sem noção do que deve fazer e dizer para seu e nosso prestígio. Assim sendo, o melhor é estar calado para não errar.

Já agora, que alivie a carga e assente os pés no chão, pode ser que resulte e que assim não dê azo a chacotas. Ainda mais por defender a impunidade dos autores de um milhar de assassínios em 1999, para não referir as centenas de milhares de vítimas durante as mais de duas décadas de ocupação indonésia.

Alivie a carga, senhor Presidente, desça à terra.

2 comentários:

Anónimo disse...

E ele é que esta choné ....acreditam que o inquerito vai dar em alguma coisa ????o inquerito ao atentado que o presidente sofreu tb vai dar em muito ....santa ingenuidade!

Anónimo disse...

Da imagem do TLN fiquei sem saber quem é o RH: a carga ou o burro?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.