segunda-feira, maio 05, 2008

Museu do Oriente

Blog Olhó lafaek!...
Sábado, 3 de Maio de 2008

Abertura do Museu do Oriente, da Fundação Oriente

Até qu'enfim!... Para comemorar os 20 anos da sua criação no quadro da última renegociação da concessão do jogo em Macau com o então monopolista --- chineses: desculpem qualquer coisinha... :-) ---, a Fundação Oriente vai inaugurar no próximo dia 8 de Maio o Museu do Oriente, a cuja instalação se vem a dedicar desde há vários anos.

Recorda-se que a Fundação Oriente (entre aqui no seu site) tem sede em Lisboa e delegações em Macau (China), Goa (Índia) e Dili (Timor Leste).

Parabéns, Fundação. Parabéns Carlos Monjardino.

Trata-se de um museu que fazia falta entre nós e que, algo incompreensivelmente, não existia no país europeu que primeiro ligou directamente a Europa ao Oriente e que, coisas da história (e da política...), foi igualmente o último país europeu a deixar de administrar parte do território daquele continente .

A fim de facilitar o contacto do público com este novo equipamento cultural ele vai estar aberto, em horário alargado e gratuitamente, entre 9 e 11 de Maio (sexta a domingo) das 10 às 24h (very convenient para quem vai até às "Docas", em Alcântara...).

O Museu está instalado no edifício que foi antigamente ocupado pela Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau, junto da doca de Alcântara, em Lisboa.

As duas exposições permanentes mostram são dedicadas à presença portuguesa na Ásia, uma, e aos "Deuses da Ásia", outra.

Não perca!

1 comentário:

Anónimo disse...

AMP REJEITA A ELEIÇAO ANTECIPADA
Lisboa, Fórum Haksesuk (FH). AMP (Aliança para Maioria Parlamentar) rejeitou a ideia de realização de uma eleição antecipada para ano 2009. Esta declaração recolhido em Timor-Leste pela FH via telemóvel e correio electrónico, pretende saber, qual a posição tomada pela AMP em relação do repto lançado pelo Presidente República, de colocar hipótese de realização de uma eleição antecipada. Na declaração efectuada a Agência Lusa e RTP no dia do seu regresso, Presidente da República, Dr. Ramos Horta, afirmou que: “Se o Governo fizer um bom trabalho este ano de 2008, as eleições novas resultam numa vitória do Governo e a Fretilin perde. Mas se o Governo faz um trabalho miserável, não consegue cumprir as promessas e fazer a execução orçamental, até eu prefiro ter eleições antecipadas porque não temos que os ter durante mais três anos, sublinhou o chefe de Estado timorense. Portanto, o ano de 2008 é um grande teste para o Governo. Se fizer um bom trabalho, a Fretilin estará em desvantagem. Se fizer um trabalho medíocre, o povo quererá eleições antecipadas, acrescentou ( in Lusa e RTP,17/04/2008)”.

Em resposta a FH, um militante ligado ao Partido Democrático (PD) que pertence AMP, afirmou que: “AMP rejeitou a eleição antecipada, porque a luz da Constituição não há razão para justificar uma eleição antecipada. Acrescentou ainda, Governo AMP esta começar resolver todos problemas pendentes da herança do governo anterior”. Outro quadro ligado ao CNRT, respondeu com ironia, “Este provocação da eleição antecipada, veio fortalecer cada vez mais AMP e deixou a Fretilin frustrado, porque Governo começou resolver todos problemas internos, que deixado pelo Governo de Mari Alkatiri”.

Um analistas politicas contactado via email, a interpretar a declaração do Presidente da República, considerando mais que uma declaração política que reflecte mais com interesse de uma determinada grupo, porque a eleição antecipada é interesse nacional. E enumerar as seguintes leituras sobre a declaração do Presidente da República: Em Primeiro lugar, a actuação da V.EX. Presidente da República, não pode ultrapassar a Constituição RDTL. Como emana na Constituição RDTL (República Democrático de Timor-Leste), quais são as competências e os poderes de um Presidente da República. Num cenário da dissolução do Parlamento Nacional e convocará eleição antecipada. Em segundo lugar, O Presidente insistir numa eleição antecipada, em qualquer circunstâncias, embora o executivo de Xanana governar bem ou mal, continuar colocar hipótese de realização de uma eleição antecipada. Em terceiro lugar, a mensagem do Presidente da República, apenas com único destino, Governo e Fretilin. Enquanto os outros Partidos que tem acento no Parlamento e os partidos que não tem acento, mas faz parte da organização do sistema politica. Um Presidente da República, é, factor da unidade nacional. Em quarto lugar, uma eleição antecipada, um assunto público e que reflecte a vida de muitas gentes e deve abrir a discussão pública e participação da sociedade civil. O Presidente República José Ramos Horta e antigo PM Mari Alkatiri, não deve tomar as decisões a margem constituição e ignorar a sociedade timorenses em geral, por serem «Supermi» (expressão do Mari Alkatiri para marginalizar os formados na Indonésia ) e «Maufehuk» (expressão do Ramos Horta para minimizar os intelectuais da nova geração).

Outro analista politica, ouvida pela FH, argumentou do ponto de vista custos para estados, quando realizar uma eleição antecipada. Outros efeitos colaterais, como aconteceram em 2007, provocaram danos humanos e materiais.


Lisboa, 05 de Maio de 2008

Fórum Haksesuk

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.