domingo, abril 13, 2008

"Os direitos não são apenas das vítimas" - Eurico Guterres

Díli, 12 Abr (Lusa) - Eurico Guterres, o ex-comandante das milícias autonomistas em Timor-Leste em 1999, declarou que "os direitos não são apenas das vítimas", numa entrevista telefónica às agências Lusa e Inter Press Service.

"Por falar em direitos das vítimas, é uma responsabilidade do governo a forma de as ajudar. Os direitos não pertencem apenas àqueles que foram vítimas e morreram, mas também àqueles que ainda estão vivos", afirmou Eurico Guterres.

O ex-líder das milícias, libertado há uma semana da cadeia de Cipinang, em Jacarta, Indonésia, respondia a uma questão sobre as vítimas da violência pró-integracionista antes e depois do referendo pela independência, em 1999.

A violência sistemática, em que Eurico Guterres foi acusado de desempenhar um papel central, causou mais de um milhar de mortos e devastação generalizada no território.

Eurico Guterres, que sexta-feira regressou a Kupang, na parte ocidental da ilha de Timor, respondeu em língua indonésia a questões da Lusa e da Inter Press Service (com sede em Roma, Itália), num telefonema feito a partir de Díli pelo jornalista indonésio Setyo Budi, correspondente da IPS em Díli.

"Quando se trata de uma luta, é normal que isso exija também algum sacrifício e isso não aconteceu apenas em Timor-Leste, mas noutros países também", sublinhou Eurico Guterres, que foi recebido em apoteose em Kupang.

Eurico Guterres confirmou a intenção declarada à saída de Cipinang, de se candidatar à Câmara dos Representantes pelo PAN (Partido do Mandato Nacional), o movimento nacionalista e secular fundado por Amien Rais após a queda do Presidente Suharto, em 1998.

"Tenho muitos apoiantes, sobretudo entre timorenses que vivem em Timor Ocidental e se tornaram cidadãos indonésios, e também o apoio de indonésios", explicou Eurico Guterres na entrevista à Lusa e IPS.

Eurico Guterres atacou, entretanto, os que o acusaram "sem provas".

"Estou livre porque não há provas contra mim. Essa é a verdade. Portanto, os que argumentam em contrário, fazem apenas uma acusação que nunca foi provada no Supremo Tribunal" indonésio, insistiu Eurico Guterres.

"De qualquer forma, respeitei a opinião dos que me acusaram. Mas não é justo falarem apenas nos incidentes de 1999 e não falarem noutras violações de direitos humanos que ocorreram em 1959 e em 1975", salientou Eurico Guterres.

"Os direitos humanos são universais: não pertencem apenas àqueles que são pela autonomia mas também àqueles que são a favor da independência", acrescentou o ex-comandante da milícia Aitarak.

"Quando falo de futuro, falo de reconciliação. É o melhor que há a fazer, porque em 1959 houve muitos timorenses mortos pelos portugueses e em 1975 houve muitos timorenses mortos pela Fretilin em Aileu. Xanana (Gusmão, primeiro-ministro timorense) sabe disso. E, em 1999, porque foi isso que se passou", afirmou Eurico Guterres.

"Por isso precisamos de ver caso a caso na sua devida proporção. Depois apanharemos os criminosos. Não apenas os integracionistas, mas também aqueles que apoiaram a independência. Caso contrário, os ideais timorenses estarão longe de ser atingidos", disse Eurico Guterres na entrevista telefónica.

"Recolhamos, por esse motivo, os restos mortais num local e olhemos para eles como heróis de Timor-Leste e da Indonésia e demos as mãos para construir o futuro em conjunto", pediu Eurico Guterres.

"Se, no entanto, houver pessoas que não consigam aceitar isto, a reconciliação que está a ser construída pelos dois líderes de Timor-Leste e da Indonésia estará longe de se materializar", adiantou.

Eurico Guterres, principal rosto da campanha violenta contra os independentistas em Timor-Leste, afirma que após a sua libertação pelo Supremo Tribunal indonésio teria direito "a compensação, porque não existiam provas daquilo de que fui acusado".

"Esta decisão do Supremo Tribunal também me deu a oportunidade de reabilitar o meu nome, a minha dignidade e a minha perda durante dois anos na prisão", frisou Eurico Guterres, acusado, no ano 2000, de crimes contra a humanidade por um tribunal em Díli.

"Mas não vou exigir isso. Os meus amigos em Timor-Leste, por isso, se puderem, não devem turvar a situação. Olhemos para o futuro", insistiu o ex-comandante da Aitarak.

Sobre a Comissão da Verdade e Amizade (KPP), criada por Timor-Leste e a Indonésia para analisar os acontecimentos de 1999, Eurico Guterres considera que "ninguém deve ser influenciado" pelo relatório final, a ser publicado em breve.

"O que é importante é a boa-vontade dos timorenses em unir-se. Não devemos confiar noutros. Se, no final, a KPP recomendar a amnistia, essa é a opinião dos dois líderes" de Timor-Leste e da Indonésia, sublinhou Eurico Guterres na entrevista Lusa/IPS.

Com a libertação de Eurico Guterres, ficam em liberdade todos os 18 acusados pela violência antes, durante e após o referendo pela independência em Timor-Leste, em 1999.

PRM.
Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.