quarta-feira, março 05, 2008

Susar não está na prisão de Becora

Susar, um dos elementos do grupo de Alfredo Reinado que esteve envolvido nos ataques de 11 de Fevereiro em casa de Ramos-Horta, não está na prisão de Becora, apesar do Tribunal assim o ter decretado.

Em vez de se encontrar detido na prsão, Susar encontra-se numa casa em Colmera, por decisão do Governo.

Em troca de quê?! Qual a contrapartida?

Será que o facto de Susar ter afirmado que não foi ninguém do grupo de Reinado que disparou no Presidente e que Alfredo Reinado se deslocou nesse dia lá a casa para um encontro com Ramos-Horta, assustou assim tanto o governo?

O que está o governo a "negociar" com Susar? Uma versão "oficial"?

6 comentários:

Anónimo disse...

Alo Dili

O tribunal tinha mandado Susar para prisao preventiva em Becora la nao aceitaram custa me acreditar ou falta competemcia da Ministra ou propositadamente nao queriam ele fosse la para depois todas informacoes saiam.Se ele era um dos suspeitos de ter baleado o Horta entao ha algo para se descurtinar.Se esta numa casa em Colmera penso que esta nas instalacoes das Falintil vedada e com seguranca reforcada.Espero que dai nao vai escapar.

Adeus

De Aikurus

Anónimo disse...

Alo Dili
"fontes militares australianas, citadas ontem nos media deste país, terá sido Susar a alvejar Ramos-Horta"
O tratamento a Susar esta a ser diferente algo para duvidar.Susar era sub-inspector da policia antigo comandante da guerrilha com ligacoes a Xanana desde o tempo da guerrilha.Ao passo que o Alfredo e o Gastao Salsinha e da nova geracao nao estavam habituados a estas manobras maquiavelicas do Xanana e dos cumplices. Reconheceram que foram traidos viraram-se.Para o Horta ter declarado as eleicoes para 2009 mais enfureceu o Xanana unica solucao era assassina-lo.Comentarios a Salsinha lutar ate ultima gota de sangue mostra claramente as intencoes em querer liquida-lo porque saira dele as informacoes como disse Alfredo que ele era um das testamunhas de tudo aquilo que ele tinha declarado no video.


Adeus

De Aikurus.

Anónimo disse...

É por tudo o que o Aikurus diz que cada vez me cheira mais mal estas manobras à margem do Comando Conjunto e do sistema da justiça.

A responsabilidade de toda a gente – e a começar pelo governo! - é cumprir as ordens dos tribunais e é inconcebível que a própria Ministra da Justiça não acate a ordem e não tenha posto o Susar na prisão, pois foram essas as ordens do tribunal.

E temo bastante pela sorte de Salsinha, também eu receio as armadilhas que lhe estão a estender e quem for amigo dele deve aconselhá-lo a entregar-se e a entregar as armas apenas ao Comando Conjunto das F-FDTL/PNTL. Já basta de desgraças.

Anónimo disse...

meus caros anonimos vamos lá ver a questão de peticioneiros ?
porque os peticioneiros cumpriram ao apelos pelo xanana e para se juntar em aitarak laran ? porque susar,e outras renderam?
por medo não acredito?

se governo não resolva mais rapidamente esta problema, mais cedo ou mais tarde alguns politicos vao aproveitar ocasião para derubar o governo amp,e golpe do estado vai rebentado novamente e os peticioneiros fuzindo novamente para matos e a luta continua.

Anónimo disse...

"se governo não resolva mais rapidamente esta problema, mais cedo ou mais tarde alguns politicos vao aproveitar ocasião para derubar o governo amp,e golpe do estado vai rebentado novamente e os peticioneiros fuzindo novamente para matos e a luta continua."COLEGA ANONIMO halo hau hamanaca quando hau le ita nia comentario ficamos todos no sabaraut,halai namakari pernas para te quero e a luta continua.
E verdade o governo tem que resolver o mais depressa possivel.Porque Susar nao foi a prisao segundo as orientacoes do Tribunal?Porque Salsinha esta cercado por tropas Australianas nao por Operacao Conjunta?Podes responder?


Adeus

um abraco

De Aikurus

Anónimo disse...

Das duas uma: ou Susar está preso numa casa com guarda das FFDTL porque a prisão não oferecia garantias de o manter lá dentro, ou não há nada de errado com a prisão e isto é um "gesto de cortesia" oferecido por um conhecido político para que Susar não fale...

A confirmar-se esta segunda hipótese, a situação será muito grave e ficará provado que afinal nada mudou em TL. Susar está a ter precisamente o tratamento que Reinado reivindicava: uma espécie de "prisão domiciliária". Só falta agora o cozinhado da amnistia, que será o preço a pagar pelo silêncio dos amotinados do grupo de Reinado.

Mas... ainda tenho esperança de que seja confirmada a primeira hipótese e não a segunda.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.