sábado, março 01, 2008

Acantonamento dos peticionários é "um meio-sucesso" - Xanana Gusmão

Díli, 01 Mar (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, classificou hoje um "meio-sucesso" o acantonamento de peticionários, antigos elementos das Forças Armadas que desertaram por se considerarem discriminados, que registou até hoje 581 entradas.

O acantonamento "é um meio-sucesso na medida em que ainda vamos ver como resolvemos os problemas dos peticionários", afirmou o primeiro-ministro no final de uma visita ao campo de Aitarak Laran, em Díli.

Por proposta do Governo, os peticionários das Forças Armadas iniciaram o acantonamento em Díli a 07 de Fevereiro, dois anos depois da petição que motivou a sua saída dos quartéis e a sua expulsão da instituição militar.

"Na realidade, o processo para acantonamento iniciou-se nos princípios de Dezembro (de 2007), mas teve algumas dificuldades", afirmou Xanana Gusmão, recordando as negociações com os peticionários, então liderados pelo ex-tenente Gastão Salsinha.

"Agora estão quase todos" os 592 signatários da petição que, em 2006, alegou discriminação de base regional no seio das Forças Armadas.

"Hoje pedi-lhes para cada um pensar no dever que tem para contribuir para uma solução, em vez de terem apenas a percepção do seu direito", disse Xanana Gusmão.

"Disse-lhes hoje, aqui em Aitarak Laran, que em Timor o que falha muitas vezes é a percepção de que cada um tem direitos e deveres", sublinhou o primeiro-ministro.

Xanana Gusmão anunciou aos peticionários que na próxima semana começarão a ter várias actividades no campo de Aitarak Laran.

"Esperemos que até ao fim da semana tenhamos já uma luz sobre a solução para o caso de todos eles", afirmou o primeiro-ministro.

Xanana Gusmão recusou comentar as hipóteses de rendição de Gastão Salsinha, que lidera o grupo antes liderado pelo major Alfredo Reinado.

Reinado, que liderou o ataque contra o Presidente da República, José Ramos-Horta, dia 11 de Fevereiro, morreu na residência do chefe de Estado.

Pouco depois, Gastão Salsinha liderou um ataque à coluna onde seguia o primeiro-ministro.

PRM.
Lusa/fim

2 comentários:

Anónimo disse...

Diário margarida Vs diário Malae Azul

DIÁRIO DELA:

Ele ficou esquisito a partir de sábado à noite. Tínhamos combinado encontrarmo-nos num bar para beber um copo antes de jantar.

Andei às compras a tarde toda com as amigas e pensei que o seu comportamento se devesse ao meu atraso de vinte minutos. Mas não. Nem sequer fez qualquer comentário, como lhe é habitual.

A conversa e o sítio não estavam muito animados, por isso propus irmos a um lugar mais íntimo para podermos conversar mais tranquilamente.

Fomos a um restaurante caro e elegante. A comida estava excelente e o vinho era de reserva. Quando veio a conta, ele nem refilou e continuava a portar-se de forma bastante estranha. Como se estivesse ausente.

Tentei rodar os assuntos para fazer com que se animasse mas em vão.

Comecei a pensar se seria culpa minha ou outra coisa qualquer. Quando lhe perguntei, disse apenas que não tinha nada a ver comigo. Mas não me deixou convencida.

No caminho para casa, já no carro, disse-lhe que o amava. Ele limitou-se a passar o braço por cima dos meus ombros, de forma paternal e sem me contestar. Não sei como explicar a sua atitude, porque não disse que me queria como faz habitualmente. Simplesmente não disse nada.

Começo a ficar cada vez mais preocupada. Chegámos por fim a casa e, nesse preciso momento, pensei que ele me queria deixar. Tentei fazer com que falasse sobre o assunto mas ele ligou a televisão e ficou a olhá-la com um ar distante, como que a fazer-me ver que tudo tinha terminado entre nós. O silêncio cortado pelo filme era sufocante. Por fim, desisti e disse-lhe que ia para a cama.

Mais ou menos dez minutos depois, ele entra no quarto e deita-se a meu lado. Para enorme surpresa minha, correspondeu aos meus beijos e carícias e acabámos por fazer amor. Não foi tão intenso como normal mas ele pareceu gostar. Apesar de continuar com aquele ar distraído que tanto me aflige.

Depois, ainda deitada na cama, resolvi que queria enfrentar a situação e falar com ele o quanto antes. Mas ele já tinha adormecido. Comecei a chorar e continuei a fazê-lo pela noite dentro, até adormecer quase de manhã.

Estou desesperada, já não sei o que fazer. Estou praticamente convencida que os seus pensamentos estão com outra. A minha vida é um autêntico desastre!


DIÁRIO DELE:

a selecção italia perdeu com a selecção da Portugal . Ao menos a minha mulher(margarida) não estava com dor de cabeça...

Anónimo disse...

Hoje pedi-lhes para cada um pensar no dever que tem para contribuir para uma solução, em vez de terem apenas a percepção do seu direito", disse Xanana Gusmão.
Agora pergunto eu;que tipo de solução que o Xanana perparou para Comandante alfredo reinaldo? Morte?
Desaparecimento? Calar o homen de uma só vez? eu creio que o xanana é um artista intelegente que engana o povo com as frases lindas mas não e nunca engana a justiça.

Abaixo xanana
viva ramos horta

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.