Notícias Lusófonas
5.01.2008
Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas e 20 casas foram incendiadas hoje em Suai, sul de Timor-Leste, durante confrontos entre grupos rivais já condenados pelo primeiro-ministro timorense, Xanana gusmão, que ordenou a detenção dos instigadores.
Segundo uma investigação preliminar, os confrontos terão sido instigados por três polícias e um funcionário da administração local.
"Ordeno à polícia, à UNPol (Polícia da ONU) e à ISF (Força Internacional de Segurança) que prenda esses polícias porque chegou a hora de mudar a mentalidade deste país (...), a mentalidade de nos matarmos uns aos outros, de queimar as casas e de destruir as propriedades dos outros", afirmou Xanana Gusmão.
De acordo com o inspector Mateus Fernandes, os três agentes da polícia timorense referidos por Xanana Gusmão foram detidos hoje à tarde (hora local) e levados para a esquadra de Suai, cidade situada a cerca de 90 quilómetros a sul de Díli.
Os confrontos envolveram elementos dos grupos de artes marciais "Sete Sete" e "Persaudaraan Setia Hati Teratai" e ocorreram um dia depois de distúrbios em Díli e no distrito de Ermera, a sul da capital, entre grupos rivais.
Os grupos de artes marciais estiveram também envolvidos na espiral de violência que afectou Timor-Leste em 2006, de que resultaram pelo menos 30 mortos e mais de 150 mil pessoas deslocadas, e que quase levou o país à guerra civil.
Na sequência dessa crise, as autoridades timorenses pediram a intervenção de uma força militar e policial à Austrália, Portugal, Nova Zelândia e Malásia, a missão da ONU foi reforçada e o líder da Fretilin, Mari Alkatiri, foi substituído na chefia do governo por José Ramos-Horta.
Em 2007, realizaram-se eleições em Timor-Leste que levaram José Ramos-Horta à chefia do Estado e Xanana Gusmão, até então Presidente da República, ao cargo de primeiro-ministro.
domingo, janeiro 06, 2008
15 feridos e 20 casas destruídas após confrontos em Suai
Por Malai Azul 2 à(s) 21:24
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário