sábado, dezembro 08, 2007

O Orçamento apresentado pelo Governo não diz nada...

H. Correia has left a new comment on your post "PN - Comunicado à imprensa sobre agenda No. 22/II":

Como é possível que 2/3 do Orçamento se destinem à aquisição de bens e serviços?

Isto é que é luta contra a pobreza? contra o analfabetismo? contra a doença?
Em que consistem e a que se destinam esses bens e serviços?

Será que são mais lonas para os refugiados e toneladas de arroz para os amigos?

6 comentários:

Micas10 disse...

Ver oportunidades de consultoria de longo prazo para Timor
em PPP Lusofonia
http://ppplusofonia.blogspot.com

Anónimo disse...

O H. Correia deve pensar que combater a pobreza deve ser distribuir dinheiro aos pobres em vez de adquirir os bens que permitem fornecer os servicos necessarios para o verdadeiro combate a pobreza.

Que triste.

"Não dês o peixe; ensina a pescar."

e

"Não basta ir ao rio com vontade de pescar; é preciso levar rede."

Anónimo disse...

Duas coisas que só existem na cabeça do prezado Anónimo:

1 - Eu penso que se deve "distribuir dinheiro aos pobres". Desafio-o a mostrar quando é que eu escrevi isso.

2 - Os bens adquiridos em 2008 com 2/3 do Orçamento destinam-se a "fornecer os servicos necessarios para o verdadeiro combate a pobreza". Gostaria de saber emque se baseia para tirar essa conclusão. Quem lhe disse isso? Que serviços são esses? A quem pertencem? Como foram escolhidos? Quanto vão receber do OE? Com que objectivos? De que maneira é que vão combater a pobreza?

Mesmo considerando hipoteticamente que essa despesa se destina a combater a pobreza, acha que um orçamento pode manter um país a funcionar com tamanha percentagem de despesa, alimentada praticamente pelo Fundo do Petróleo? Não acha que as despesas do Estado deveriam ser muito mais contidas, atendendo ao volume ínfimo de receitas correntes? Ou que estas deveriam ser muito superiores, para poderem cobrir as despesas do Estado? E se o preço do petróleo começar a cair?

Pense nisto.

Anónimo disse...

Ponto 1.

Foi voce que disse "Como é possível que 2/3 do Orçamento se destinem à aquisição de bens e serviços?

Isto é que é luta contra a pobreza? contra o analfabetismo? contra a doença?"

Ora bolas!! Entao a educacao, a saude entre outros nao fazem parte dos servicos publicos destinados a combater os problemas de analfabetismo e doencas, etc? E para se fornecer esses servicos nao e' preciso fazer-se a acquisicao de bens?

Voce deve ter a cabecinha oca. Foi por isso que eu disse que voce deve pensar que combater o analfabetismo e a doenca e' feito atraves da distribuicao de dinheiro.
pense um pouco mais antes de mandar tantas bacoradas.


O seu ponto 2 ficara esclarecido em tempo oportuno. E' necessario que se dez tempo ao tempo, e tempo ao governo para executar o seu programa antes de criticar sem bases para isso como ficou ate bastante evidente pelas suas proprias perguntas. Voce nao sabe como o dinheiro vai ser gasto mas nem isso o para de cagar sentencas! Ora bolas! Vamos la a ser mais serios!!

Quanto as receitas nem quero falar disso porque e' bem mais complicado do que voce parece perceber. Um dos principios fundamentais de uma economia saudavel e' a circulacao de divisas. O dinheiro estagnado e fechado a sete chaves nao serve para nada. Quando o dinheiro para de circular o pais entra em crise economica.
E para se fazer dinheiro (receitas) tem que se gastar (investir, aumentar o poder de compra dos consumidores que por sua vez ira manter a circulacao das tais divisas no mercado interno.

Fala da queda do preco do petroleo? O Que voce devia perguntar a si proprio e' o seguinte. O que ira acontecer quando o petroleo acabar e o pais ainda estiver sem uma economia forte e saudavel?
Ora para se ter uma economia forte e saudavel tem que se gastar (investir) nos sectores produtivos para que essa economia se torne uma realidade.
Ou voce pensa que sentando no monte de dinheiro sem gastar as coisas vao acontecer por si proprias?

pense mais antes de mandar bocas destas.

Anónimo disse...

Alguem queria copiar o Peter Cocstelo anterior ministro da tesouraria australiana do partido Liberal mas que nem os calcanhares la chegam tocar.

Anónimo disse...

O Anonimo que defende tanto o governo na aquisicao de bens, deve ser outro oportunista porque embora nem sempre concordo com H Correia, acho que nao servem os bens se o povo continua a passar fome.Todos sabemos do ditado" em vez de dar peixe da um anzol e ensina a pescar".logo nao se pode mandar pescar sem um anzol.Ai e que tem que se fornecer ao povo meios para eles se governarem.nao e so dizer vai pescar, mas: toma la o anzol e vou-te mostrar como e que se pesca.

O anonimo nao tem que ser malcriado ou malcriada para se explicar. Quer o H Correia tenha razao ou nao, nao se pode negar o facto de que este Governo tem maus elementos venenosos na CNRT.Anonimo deve ser um ou uma deles

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.