domingo, outubro 21, 2007

Sobre o abandono de Portugal...

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Timor-Leste: Portugal retirando "por acaso"":

Estes "acasos" terão alguma relação com a linha política do actual Governo? Ou com as recentes declarações da Ministra da Justiça, em que prometia dar guia de marcha aos magistrados portugueses?

É que em TL só estão os cooperantes que o seu Governo soberano quiser. Não há volta a dar a isto.

No entanto, cheira-me a "revisitando 1975", no que diz respeito ao abandono vergonhoso dos timorenses à sua sorte. Pior: à sorte dos seus algozes.

De que serviu a nobre e indomável vontade de portugueses e brasileiros, durante 2006, de continuar ao lado dos seus irmãos timorenses quando eles mais precisaram (sabe-se lá com que sacrifícios), enquanto esses desprezíveis gringos batiam rápida e vigorosamente em retirada? É nas mãos dessa cáfila de parasitas interesseiros que Portugal vai entregando cada vez mais o destino do povo timorense?

Lembro que "alguém" ainda tentou, nessa altura, aliciar os portugueses a sair de Timor, sem sucesso.

Não esqueço a atitude digna e corajosa de Freitas do Amaral, curiosamente afastado do Governo "por razões de saúde".

Custa-me a acreditar, mas cada vez mais sou forçado a reconhecer que os piores vícios dos políticos portugueses nada mudaram em 33 anos e vêm sempre à tona, não assumindo as suas responsabilidades perante o povo português e os povos amigos e submetendo-se passivamente ao domínio de todo o tipo de potências estrangeiras, de preferência de cócoras, quando não de joelhos.

É em alturas como esta que tenho vergonha de ser português.

PS - Quero louvar a atitude de PRM, da Lusa, que não deixou de denunciar estes gravíssimos acontecimentos, quebrando assim o estranho pacto de silêncio que parece ter tomado conta da imprensa portuguesa.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.