quinta-feira, setembro 13, 2007

Sobre os ataques aos juízes internacionais

Xanana Gusmão tenta, através de deputados do CNRT ou de membros do Governo, descredibilizar os juízes internacionais, de forma a que possa controlar o sistema judicial. Os mesmos que julgaram e condenaram Rogério Lobato, antigo Ministro do Interior...

Mas agora que Reinado, Railos e sus bandidos, correm o perigo de serem julgados, Xanana Gusmão lança uma campanha nos jornais e no Parlamento Nacional, que tem como objectivo afastar os juízes de Timor-Leste.

Se Reinado perceber que a imunidade que Xanana Gusmão lhe prometeu pode não valer de nada, Xanana Gusmão será arrastado para a praça pública pelo seu bandido de serviço...

Mais uma vez, as Nações Unidas calam-se e consentem...

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois é... Se eles falam.... Têm muito para contar...

Sr.Primeiro Ministro tenha cuidado, estão quase a descobrir as tramóias que mandou fazer.

Ai, Ai... Os seus amigos australianos não vão gostar nada de saber que o sr. não conseguiu calar toda a gente...

Anónimo disse...

No congresso da Fretilin de 2006 quando Jose Luis Guterres quis apresentar-se a candidato a secretário geral do partido e não conseguiu obter apoios, Ramos Horta desejou-lhe "Good Luck".
Xanana tirou os filhos da escola portuguesa e frequentam hoje a escola internacional/inglesa onde a língua portuguesa é apenas uma lingua estrangeira,sendo o ensino ministrado em inglês.É o que querem (Horta, Xanana e Guteres) para Timor Leste.
Xanana e Ramos Horta vetaram que Mascarenhas Monteiro ex-presidente de Cabo Verde fosse nomeado especial representante do secretário geral da ONU em Timor Leste, porque era lusófono.
Xanana e Ramos Horta insultaram Moçambique e ainda ninguém os viu pedir desculpa aos moçambicanos!
As FDTL aprendem inglês e são treinadas por neo-zelandezes e australianos.
Que ninguém tenha duvidas: Xanana e Ramos Horta querem tornar o inglês lingua oficial de Timor Leste.Isso faz parte do projecto político que têm para Timor Leste, ou melhor para East timor. Claro que para que isso acontecesse era preciso, em rigor, rever a Constituição.
Mas Xanana e Ramos Horta já deixaram claro o que pensam da Constituição (que vale o que vale) e da legalidade...
Não o dizem claramente porque actuam à Javanesa:o facto consumado é que dita a legalidade!
O que pensa disso Mário Viegas Carrascalão?!! E Eduardo Barreto (nº3 da lista do CNRT às eleições para o parlamento nacional)?
O que pensa disso Angela e João Carrascalão? O "ódio" à FRETILIN e ao "grupo de Maputo" cegou-os?!
O que pensa disso D. Basilio do Nascimento e Alberto Ricardo? Esqueceram que a língua portuguesa em Timor Leste é contemporânea da chegada do cristianismo e que os grandes países catolícos do mundo são "latinos": Brasil, o maior país de lingua portuguesa é o maior país católico do mundo!?E espanha, Itália, Portugal, México, são países latinos com uma forte tradição católica? Esqueceram todos a alinaça histórica que existe entre o tetum e a língua portuguesa?!
Os paises que renegam a sua história morrem. Por este caminho Timor Leste será um Estado falhado. E East Timor será uma extensão da Austrália e os timorenses australianos de segunda!
"Good luck" East Timor.Irão ler rui Cinati e Luis Cardoso traduzidos. E Caetano Veloso e Fernando Pessoa e Pepetela e Mia Couto e Saramago...
Tudo bem mas porque não dizem a verdade pelo menos ao povo? Porque não dizem pelo menos para onde querem ir? Porque mentem, escondem dissimulam? Foi mesmo forte a influência Javanesa em Tomor Timur!
Horta e Xanana estão equivocados e precisavam de visiar a Eslovénia, o País Basco e a Catalunha em Espanha para percerem e verem no terreno o que o reforço pela identidade e auto estima nacional pode fazer pelo desenvolvimento económico!
Eu sou luso timorense e tenho muito orgulho nisso!

Anónimo disse...

Departamento Estado EUA aconselha cidadãos a evitarem Timor
Diário Digital / Lusa
13-09-2007 18:03:00

O Departamento de Estado dos EUA advertiu hoje os seus cidadãos a não se deslocarem a Timor-Leste, aconselhando os que já se encontram no país a registarem-se de «imediato» na sua embaixada.
Num «Aviso de Viagem», o governo norte-americanos aconselha os cidadãos americanos em Timor-Leste a «avaliarem cuidadosamente a sua segurança», a «exercerem extrema cautela e a manter um alto nível de atenção à sua segurança quando efectuam deslocações em Díli», mantendo-se «alerta para a possibilidade de violência e evitando grandes aglomerações e manifestações onde distúrbios têm ocorrido».
O Departamento de Estado americano emite regularmente três tipos de documentos que servem de guia para cidadãos americanos no estrangeiro. O de menos gravidade é a «Nota Consular», seguida do «Anúncio Público» que contém avisos específicos «sobre os riscos à segurança para viajantes americanos».
No «Aviso de Viagem» o Departamento de Estado adverte os seus cidadãos a não se deslocarem a certos países ou zonas de certos países.
A nota relata vários casos de violência registados em Timor-Leste, acrescentando que apesar da situação de segurança ter melhorado com a chegada de tropas e polícias internacionais, na sequência do «colapso da ordem civil (...) permanecem as preocupações sobre a situação de segurança»
O «aviso de Viagem» refere que o governo da Austrália avisou também os seus cidadãos a não se deslocarem a Timor-Leste, aconselhando os cidadãos americanos a lerem-no num portal da internet do governo australiano.
«Os cidadãos americanos em Timor-Leste devem registar-se de imediato com a embaixada dos Estados Unidos e a obterem todas as recentes mensagens enviadas à comunidade americana em Timor-Leste», afirma a nota.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.