terça-feira, junho 12, 2007

"Xanana está rodeado de gente da pior que há"

Jornal de Notícias, 12/06/07

O ex-presidente Xanana Gusmão, líder do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) e candidato às legislativas de 30 de Junho, está rodeado de "gente do pior que há em Timor-Leste", afirmou Mário Viegas Carrascalão, acrescentando que "há indivíduos que estão com ele que se chamavam, por exemplo, Francisco UDT, depois chamaram-se Francisco APODETI, hoje são Francisco CNRT".

Segundo o presidente do Partido Social Democrata (PSD) e cabeça-de-lista da coligação eleitoral com a Associação Social Democrática Timorense (ASDT), "é um grupo de pessoas que viram no fascínio de Xanana, na posição que Xanana tem, a possibilidade de viver à sombra dele".

"O objectivo número um de Xanana é destruir Mari Alkatiri e não a FRETILIN", afirmou o ex-governador de Timor durante dez anos, quando o território se encontrava sob a ocupação indonésia. "Xanana Gusmão está a dar guarida à chamada FRETILIN-Mudança, que vai depois regressar à FRETILIN quando destituírem Mari Alkatiri", secretário-geral do partido maioritário e ex-primeiro-ministro, prevê Carrascalão.

"Isso não é saudável aqui para Timor", considerou Mário Viegas Carrascalão, acrescentando que a " última coisa que eu queria era ser acusado de contribuir para a instabilidade em Timor", admitindo, por isso, que "tem de arranjar forma de convivência com o próprio CNRT, que tem muita gente de quem não gosto".

"Isto engana o povo, que olha a sigla e pensa que este partido lutou pela libertação de Timor", continuou o presidente do PSD, recordando que "tem explicado na campanha que, se este partido fosse o antigo CNRT, eu próprio faria parte".

O presidente do PSD, que integrou o primeiro CNRT (Conselho Nacional da Resistência Timorense) antes da independência do país, diz que "não gostaria de ver um herói nacional, um dos pais da nossa unidade nacional, como primeiro-ministro, se o CNRT vencer, sofrer as consequências de erros que o destituirão da História como o homem de quem todos os timorenses se orgulham".

Para Carrascalão, Xanana corre o risco de perder a credibilidade que tinha, porque "para ser governo, é preciso ter-se sensibilidade para assuntos administrativos e temas sociais. Não é só discursar. É preciso saber como".

"Há com certeza técnicos para fazer as coisas, mas se um líder não acompanhar, é corresponsável. É engolido".

Carrascalão diz, por outro lado, que com ou sem razão "a maior parte da população odeia Mari Alkatiri", secretário-geral da FRETILIN e ex-primeiro-ministro.

3 comentários:

Anónimo disse...

And you Mr. Crasscalao? former of what? UDT? Unidos defendemos taco?! C´mon Mr. Crasscalao don´t point your finger to other people and forget about yourself.

Pedro

Anónimo disse...

sim senhor Carrascalão! Temos de ter um líder que acompanhar todo o processo de desenvolvimento em todos os sectores na nossa nação. Como você, tem grande experiência e serve para ser o PM de Timor.
É bom que seria assim..............

Anónimo disse...

Acertou em cheio as palavras do senhor Mario Carrascalao ao xanana.
A credibilidade de Xanana neste momento nota-se atravez de intimidacoes do seus associados corruptos vigaristas ao povo para fazer respeita-lo.
Na guerrilha e um dos que sabe comandar mas na politica economica
e um sonho muito demasiado para se aventurar.Como presidente nao soube criar paz entre os timorenses pelo contrario inpulsionador das desordens de Maio e Junho de 2oo6.
Nao votem pelo choraminga , POVO DE TIMOR LESTE.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.