sábado, junho 23, 2007

Brasil enviará observadores às eleições do Timor Leste, informa o Itamaraty

Panorama Brasil - 22/06/2007
Rodrigo Lima

SÃO PAULO - O Ministério das Relações Exteriores (MRE - Itamaraty), através da sua assessoria de imprensa, informou nesta sexta-feira, 22 de junho, que o Brasil enviará uma missão de observadores às eleições legislativas do Timor Leste que serão realizadas em 30 de junho próximo. A missão será integrada por diplomatas, por parlamentares e por um professor, não identificado, que faz parte de um programa de cooperação naquele país. Dará prosseguimento às anteriores missões, quando observadores brasileiros acompanharam o primeiro e segundo turnos das eleições presidenciais de Timor Leste, realizados respectivamente em 9 de abril e 9 de maio últimos.

Timor Leste é o único país da Ásia e Oceania que tem o português como idioma oficial. Por esse motivo, o Brasil vem cooperando em áreas essenciais à formação do nascente Estado timorense, em campos como educação, justiça, segurança e formação de mão-de-obra. Participou, inclusive, das forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) que encerrou os conflitos de independência em relação à Indonésia e uma guerra civil.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.