sexta-feira, abril 27, 2007

Tilman é o único derrotado a apoiar «Lu Olo»

Diário Digital / Lusa
26-04-2007 8:59:19

O ex-candidato a presidente timorense Manuel Tilman disse hoje à agência Lusa que vai apoiar a candidatura de Francisco Guterres «Lu Olo», sendo o único dos «derrotados» da primeira volta a colocar-se a lado do candidato da Fretilin.

«Vou apoiar o «Lu Olo» e hei-de aparecer num dos seus comícios desta segunda volta», afirmou Manuel Tilman, salientando que o apoio ao candidato da Fretilin passa também por um acordo para o período pós eleitoral das legislativas de Junho.

«Ainda estamos a iniciar as nossas conversas mas obviamente que este apoio está relacionado com um acordo mais amplo para depois das eleições legislativas», afirmou Tilman, sem especificar os termos do entendimento.

Manuel Tilman foi, entre os oito candidatos presidenciais, o sexto mais votado tendo recolhido 16.534 votos ou 4,09 por cento.

Entretanto, Tilman fechou também o acordo para a formação da Aliança Democrática entre o seu partido, o Kota, e o Partido do Povo de Timor para concorrerem coligados às legislativas de 30 de Junho.

No dia em que Manuel Tilman revelou o seu apoio a Francisco Guterres «Lu Olo», o ex-candidato Fernando «Lasama» de Araújo, terceiro classificado com 77.459 votos (19,18 por cento), também anunciou o apoio do seu Partido Democrático a José Ramos-Horta que quase conseguiu o pleno - só Manuel Tilman não o apoia - dos candidatos derrotados na primeira volta.
A segunda volta das eleições presidenciais timorenses, a disputar entre José Ramos-Horta, primeiro-ministro e candidato independente, e Francisco Guterres «Lu Olo», presidente do Parlamento Nacional e candidato da Fretilin, realiza-se a 09 de Maio com a campanha eleitoral, que teve início domingo, a prolongar-se até 06 de Maio.

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto, RH só poderia ter o apoio de candidatos derrotados, ele incluído, por duas razões:

1 - Ele não ganhou

2 - Quem ganhou foi Lu Olo e este não apoia RH

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.