sexta-feira, abril 27, 2007

Reuters erra

(Tradução da Margarida)
Última Actualização: Quinta-feira, Abril 26, 2007. 10:00pm (AEST)

Todos os candidatos perdedores Timorenses apoiam Ramos Horta para a presidência

O Primeiro-Ministro Timorense Dr José Ramos Horta tornou-se o candidato favorito para ganhar as presidenciais no seu país, com todos os candidatos perdedores da primeira volta a aconselhar os seus eleitores para votar nele.

O Dr Ramos Horta disputará uma segunda volta em 9 de Maio contra o candidato da Fretilin Francisco Guterres, conhecido como Lu Olo.

Nenhum deles teve uma maioria absoluta na primeira volta há duas semanas o que forçou a segunda volta.

As autoridades eleitorais do país confirmaram ainda que Timor-Leste irá a votos uma terceira vez em 30 de Junho para as eleições parlamentares e escolher um novo governo.

O candidato que ficou em terceiro lugar apelou aos seus apoiantes para votarem no Dr Ramos Horta na segunda volta do próximo mês.

O apoio de Fernando de Araujo, que teve 19 por cento em 9 de Abril, melhora as possibilidades do Dr Ramos Horta derrotar o Presidente do Parlamento e candidato da Fretilin, Francisco Guterres, na segunda volta em 8 de Maio.

O Sr de Araujo, 42 anos, tem o apoio de muitos jovens Timorenses que o vêem como uma alternativa à liderança presente dominada pela geração mais velha.

"Pedirei aos meus apoiantes para votarem em Ramos Horta porque temos os mesmos programas e eu garanto que ele será um presidente independente e responsável," disse o Sr De Araujo depois de assinar um acordo com o Dr Ramos Horta.

Dois outros candidatos perdedores com apoio significativo deram também o seu apoio ao Dr Ramos Horta.

O Dr Ramos Horta, um vencedor do Nobel, apelou à comunidade internacional para ajudar a melhorar a segurança em Timor-Leste e a enviar mais observadores eleitorais.

"Já estou satisfeito mas o que me faz ficar zangado é ver pessoas que são analfabetas, muito pobres, a única coisa que têm é o direito a votar, e mesmo esse apenas de cinco em cinco anos, são intimidadas, são atacadas e abusadas," disse depois de um encontro com embaixadores estrangeiros.

A campanha para a segunda volta, que começou na Terça-feira, tem sido pacífica mas a polícia da ONU e as tropas internacionais têm estado a patrulhar as ruas no caso de problemas.

As eleições francas levantaram preocupações acerca de nova instabilidade na nação empobrecida, ainda a sofrer profundas divisões cinco anos depois da independência.

- Reuters

Todos?! Não. Manuel Tilman apoia Lu-Olo.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.