sexta-feira, abril 27, 2007

O candidato João Viegas Carrascalão anunciou o seu apoio à candidatura de José Ramos Horta

Blog João Carrascalão Para Presidente - 26 de Abril de 2007

O candidato João Viegas Carrascalão anunciou o seu apoio à candidatura de José Ramos Horta na segunda volta das presidenciais que se realizará no próximo dia 9 de Maio.

No mesmo sentido se manifestou a Comissão Independente para a Candidatura de João Viegas Carrascalão que em conferência de imprensa explicou as razões do apoio à candidatura de José Ramos Horta.

Acompanhado pela Presidente da Comissão Independente, o mandatário nacional, Nazário Tilman de Andrade, fez um breve balanço dos resultados, e deixou para os analistas políticos e para os estudiosos da sociologia timorense a tarefa de uma análise mais aprofundada sobre os mesmos, devendo debruçar-se sobre a relação entre esses resultados, as discrepâncias, os desajustes e as particularidades, a tradição e a cultura do país.

O mandatário nacional enalteceu as qualidades do candidato João Viegas Carrascalão de quem referiu o discurso conciliador, concluindo que João Carrascalão deixou uma marca profunda no panorama político timorense preocupando-se apenas com a transmissão da sua mensagem política e demonstrando assim que é possível fazer política sem recorrer a ataques, críticas ou violência.

Foi ainda referido o orgulho de toda a equipa pelo facto de terem privado bem de perto com o candidato – o que permitiu conhecer melhor o seu pensamento político – e de terem percorrido o país, sem qualquer ocorrência negativa, realçando-se, a propósito, a boa recepção do candidato e da sua equipa em todos os distritos.

Agradecendo a João Carrascalão o facto de ter acedido ao desafio que lhe foi lançado, o mandatário realçou ainda a importância da presença dos jovens e acrescentou que, ontem como hoje, todos quantos apoiaram a sua candidatura, continuam a achar que João Viegas Carrascalão reúne as condições necessárias para o cargo de Presidente da República. No entanto, concluiu o mandatário nacional que “ não o entendeu assim a maioria do eleitorado. E, em Democracia, a vontade da maioria é que vale. E nós que somos democratas, aceitamos a vontade dessa maioria”.

Resultados finais da primeira volta das eleições presidenciais

Ratificados pelo Tribunal de Recurso, os resultados da primeira volta das eleições presidenciais realizadas no passado dia 9 de Abril, confirmam Francisco Guterres «Lu Olo» e José Ramos-Horta como os candidatos à segunda volta.

Francisco Guterres «Lu Olo», o candidato da Fretilin, venceu a primeira volta das eleições ao recolher 112.666 votos que correspondem a 27,89 por cento dos votos expressos, enquanto José Ramos-Horta, candidato independente, obteve 88.102 votos ou 21,81 por cento dos votos.
Na proclamação dos resultados, o presidente do Tribunal de Recurso, Cláudio Ximenes, sublinhou que o Tribunal procedeu ao acerto do número de votantes, diminuindo em 514 o número de eleitores que votaram para um total de 427.198 contra os 427.712 dos resultados provisórios.

A alteração do tribunal colocou a participação eleitoral em 81,69 por cento contra os 81,79% dos resultados provisórios da Comissão Nacional de Eleições.

O Tribunal de Recurso manteve a contagem de 7.723 votos brancos ou 1,81 por cento e os 15.534 votos nulos ou 3,64 por cento do total.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.