segunda-feira, abril 02, 2007

Reinado de Timor-Leste 'não mais uma ameaça'

(Tradução da Margarida)
AAP - Domingo Abril 1 16:22 AEST

O homem mais procurado de Timor-Leste Alfredo Reinado não é mais uma ameaça quando a jovem nação se aproxima das eleições, disse no Domingo o comandante Australiano Brigadeiro Mal Rerden.

Timor-Leste entrou na semana final da campanha antes das suas eleições na Segunda-feira de Páscoa para decidir quem substituirá o combatente da independência Xanana Gusmão como presidente.

Milhares atenderam a missa do Domingo da Palma na catedral da imaculada Conceição em Dili, onde o bispo Alberto Ricardo pediu aos jovens da nação para se unirem e rejeitarem a violência.

"Vão para longe da violência, vão para longe da culpa," disse ao bispo para a congregação reunida. "Os jovens são a esperança do futuro."

Há oito candidatos na primeira eleição presidencial desde que a pequena nação ganhou a independência da Indonésia em 2002.

Rerden descreveu a situação da segurança como calma mas potencialmente volátil, apesar de partidos políticos se queixarem de incidentes de violência e intimidação.

"Houve o estranho incidente nos distritos, que parecem coisa de pouca monta onde alguns apoiantes de ambos os lados estiveram um tanto excitados demais à volta da zona dos comícios," disse Rerden. "Foram geridos pela UNPOL e nada de significativo saiu disso.

"A cooperação entre todos os candidatos no modo como têm conduzido as suas campanhas tem sido muito boa.

"As pessoas parecem estar a responder muito bem à oportunidade de participar no processo democrático. "Penso que as pessoas vêm a oportunidade tal como ela é, uma oportunidade de avançar, e estão a encará-la muito seriamente."

Vinte e uma pessoas foram feridas, incluindo dois polícias locais quando rebentou uma luta entre gangs de partidos políticos rivais na Quinta-feira na praça-forte da Fretlin de Viqueque, a 220 km de Dili, disse a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A CNE disse que tinha também referenciado um incidente de violência política em Los Palos, no leste do país ao gabinete do procurador-geral para investigação.

O candidato presidencial Avelino Maria Coelho da Silva, do Partido Socialista, disse que alguns dos seus apoiantes também tinham sido ameaçados em Vemasse, leste de Dili, a semana passada.

Entretanto, as tropas Australianas estão a continuar a sua operação para capturar Reinado, que escapou um ataque massivo no seu esconderijo em Same, a sul de Dili, no qual cinco dos seus homens foram mortos há três semanas.

Rerden disse que o desertor das forças armadas de Timor-Leste – procurado depois de ter roubado um conjunto de armas automáticas há um mês atrás – jã não mais representa uma ameaça, mas concedeu que será difícil capturá-lo.

"Será difícil, não estamos a negar esse desafio – duas ou três pessoas que se querem esconder nas montanhas será muito difícil encontrá-las," disse. "Mas se ele está a viver deste modo não está a alcançar nada. Ele já não mais tem qualquer influência sobre a situação política e realmente não mais tem qualquer influência sobre a situação de segurança. "Está reduzido a viver em caves, somente com dois ou três homens no seu grupo ... não tem nenhuma capacidade para se mover a qualquer lado, tem de andar a pé."

Apesar da massiva caça ao homem, Reinado continua a encontrar-se com jornalistas, tendo dito ao Timor Post na Sexta-feira que não tem a intenção de perturbar as eleições e que espera um processo "pacífico, transparente e democrático".

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.