segunda-feira, abril 02, 2007

Área irrigada em Betano SOBE DE 175 para 1000 Hectares

GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
Informação à comunicação social 31 de março de 2007

Governo apoia emprego jovem na agricultura

A saída profissional de jovens graduados das Escolas Técnicas Agrícolas vai beneficiar de programas de apoio directo do Governo.

“Vamos promover um programa pioneiro de criação de hortas num total de mais de 20 hectares, em Fatu Berliu, dirigido em primeiro lugar aos jovens graduados da Escola Agrícola de Natarbora”, afirmou o Ministro Coordenador do Governo e vice-Primeiro-Ministro, Engº Estanislau da Silva.

“Em breve, o programa de alargamento da área cultivada da lezíria vai também beneficiar a criação de emprego para jovens na região de Betano”, disse o Engº Estanislau da Silva.

“O programa será estendido, ainda no próximo exercício orçamental, a outras regiões, incentivando o aumento da área cultivada e favorecendo ao mesmo tempo as oportunidades de primeira experiência profissional para jovens saídos das três escolas agrícolas do país”, disse o Engº Estanislau da Silva.
O responsável governamental, que tutela também a Agricultura, visitou no final da semana diversos programas em curso em Natarbora e Betano, que beneficiaram de forte investimento público para reconstrução de infra-estruturas.

“Há um ano, a lezíria de Betano era um enorme campo de capim. É com grande satisfação que vejo 175 hectares recuperados e cultivados com arroz, em tão pouco tempo. Mas o governo dará, desde já, todas as condições para se alcançarem os 1000 hectares de cultivo”, disse o Engº Estanislau da Silva.

A recuperação dos campos em Betano foi possível pelo importante investimento na recuperação do sistema de irrigação da bacia do rio Caraulún.
Após um encontro com agricultores e autoridades tradicionais da região, o vice-Primeiro-Ministro anunciou um novo desafio.

“O Estado disponibiliza tractores, todo o combustível e o acompanhamento técnico necessários para serem arroteados até 1000 hectares, que é a área que o sistema do Caraulún tem capacidade para irrigar. A oportunidade está agora na mão dos agricultores.”, disse o Engº Estanislau da Silva.

“Um alargamento com esta dimensão cria novas oportunidades de trabalho, dependendo das opções e da iniciativa dos habitantes locais. O governo apoiará, no entanto, com incentivos especiais os postos de trabalho que sejam criados para jovens. Esse é o desafio que faço ao povo trabalhador de Betano”, afirmou o vice-Primeiro-Ministro.

O alargamento para mil hectares da área cultivada permite aumentar de 120 para 800, o número das famílias com a subsistência assegurada pelo projecto.
“A região tem excelentes condições para se fazerem duas colheitas por ano. Sugeri aos agricultores que considerem a diversificação de culturas, produzindo, além do arroz, lentilhas e soja”, disse o Eng° Estanislau da Silva.
“A diversificação é desejável quer do ponto de vista dos rendimentos, porque estes produtos obtêm bons preços no mercado, superiores até aos do arroz, quer para melhoria da alimentar”, afirmou.

“A partir dos nossos centros de experimentação em Betano, Liquiçá e Baucau, o governo garante aconselhamento técnico, a quem o solicite. Este projecto ambicioso tem um grande potencial de exportação para os distritos vizinhos e, portanto, um grande potencial de acréscimo de receitas para a região”, declarou o responsável pela coordenação governamental.

“Aos agricultores, resta deitarem mãos à obra”, acrescentou.
O vice-Primeiro-Ministro anunciou também que o governo vai pôr à disposição dos agricultores do Caraúlun, ainda esta semana, uma escavadora, emprestada pelo Ministério dos Transportes e Comunicações, para ajudar nos trabalhos de manutenção do sistema de irrigação.

1 comentário:

Anónimo disse...

É esse o bom caminho. Fazer, concretizar. Parabéns senhor Ministro Estanislau da Silva.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.