quinta-feira, abril 05, 2007

LU- OLO NÃO SERÁ OPOSIÇÃO AO GOVERNO

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN


Comunicado de Imprensa
5 de Abril de 2007

O candidato a Presidente da RDTL, Francisco Guterres "Lu Olo" disse que como Presidente da República não se tornará oposição ao Governo, pois conhece as competências do Presidente segundo a Constituição da RDTL.

Lu Olo, candidato da FRETILIN à Presidente da RDTL, explicou ontem sobre o seu compromisso eleitoral, no Campo de Motocross, em Delta Manleuana, às dezenas de milhares de pessoas que participaram no seu comicio.

A Comissão de Gestão das Eleições da FRETILIN estava a espera de cerca de 12 mill participantes, mas o número de apoiantes que tomaram parte por iniciativa própria foi muito maior, vindos de diversas partes de Dili, assim como Liquiça, Ermera e Bacau (menos de 3000 dos três últimos distritos mencionados). No total, mais de 30 mil pessoas participaram na campanha realizada em Dili, demontrando o seu apoio a Lu-Olo para tornar-se Presidente da REpública. Representantes de cada distrito de Timor-Leste demonstraram o seu apoio a candidatura de Lu Olo durante o comício.

Lu Olo disse que não se deve dividir Timor-Leste em lorosae (leste) e loromonu (oeste). "Todos nós ouvimos que Loromonu é de Manatuto para trás. Lorosae é para frente. Eu fico triste assim como os camaradas que estão neste momento a viver em tendas. Timor é só um. A nossa fronteira é com a Indonésia; Não devemos dividir o nosso país, o nosso povo. Vamos apagar essa fronteira de Manatuto para que o povo seja só um, com apenas um país, só um".

Em relação a crise, Lu-Olo disse que a crise foi criada to topo para baixo, não foi o povo quem a criou, não foi a FRETILIN quem a criou. Lu-Olo acrescentou que alguns sentem saudades do tempo do CNRT "onde apenas uma pessoa comandava, e nós todos seguiamos".

Sobre as suas funções como Presidente da República, Lu-Olo prometeu que não será Presidente somente da FRETILIN, mas sim será Presidente de todo o povo e irá exercer as suas funções de acordo com as competências estipuladas na Constituição da RDTL.

Lu-Olo criticou os outros candidatos que fazem promessas eleitorais relacionadas com as competências do parlamento e do governo, mas não do Presidente.

Lu-Olo disse ainda que um candidato prometeu que ao tornar-se Presidente da República, ele irá levar 100 tractores para Maliana. Lu-Olo esclareceu que a agricultura e competência do Governo, e não do Presidente da República. Isto sæo demonstra que alguns ainda não conhecem a constituição. Por isso, os outros candidatos misturam as competências do Presidente com as dos outros órgãos de soberania. Lu-Olo disse tamb´m: "Se esse tornarem-se Presidente da República, no futuro continuaremos a ter conflitos porque eles não sabem usas as suas competências como Presidente.

A presença de milhares de apoiantes no comício de Lu-Olo, em Dili e nos outros distritos, só demonstra que o povo tem confiança na liderança da FRETILIN, que as raízes da FRETILIN estão fixas em todo Timor-Leste, e que a FRETILIN tem a capacidade de mobilizar e organizar o povo maubere para que continue a enfrentrar os vários desafios que apareçam.

Antes do início da campanha, alguns sonhamvam que haverá um segunda volta porque Lu-Olo não consegueria obter 51% dos votos. Em relação a este assunto, o Secretário Geral da FRETILIN disse já várias vezes os sonhos não se realizam. Lu-Olo irá vencer com 70% dos votos no dia 9 de Abril de 2007. Não haverá segunda volta, se as eleições forem justas e transparentes.

Para mais informações, contacte:

José Manuel Fernandes (representante oficial de Lu-Olo para as eleições):

(+670) 734 2174 (Dili)

Harold Moucho (Assistente Político de Lu Olo) (670) 723 0048

Arsenio Bano: (+670) 733 9416 (Dili)

Filomeno Aleixo: (+670) 724 3460 (Dili)

--
Equipe de Comunicacao Social para Campanha 2007
DEPIM, FRETILIN

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.