quinta-feira, abril 05, 2007

Incidentes violentos marcam encerramento da campanha

Jornal de Notícias, 5 de Abril de 2007

Foi à pedrada que decorreu boa parte do último dia de campanha para a eleição presidencial em Timor-Leste. Dos incidentes em Díli resultaram 19 feridos, tendo havido também confrontos em Metinaro. Na batalha dos comícios de encerramento, Francisco Guterres (Lu-Olo) e a FRETILIN, juntando cerca de seis mil pessoas, levaram vantagem sobre José Ramos Horta, que apenas reuniu 1700 apoiantes numa acção em que também discursou o presidente Xanana Gusmão.

Foi junto à embaixada da Austrália que ocorreram os incidentes de maior gravidade, quando atacantes não identificados produziram uma chuva de pedras sobre a caravana de apoio a Lu-Olo, mas o clima hostil foi constante ao longo do dia, com quatro outros candidatos a terem, também, paradas de apoiantes a deambular pelas ruas da capital. A acção das forças internacionais fez com que os ânimos serenassem de imediato, embora a tensão permaneça latente. Em Metinaro, 30 quilómetros a leste de Díli, o apedrejamento teve por alvo um grupo de apoiantes de Ramos-Horta.

A Páscoa será período de dupla reflexão, religiosa e política, estando o sufrágio agendado para segunda-feira. Lu-Olo, que preside ao Parlamento e foi comandante da guerrilha, insistiu na exaltação do passado e da resistência para quase proclamar antecipadamente a vitória. Depois de pedir "um minuto de silêncio por Nicolau Lobato e Konis Santana e por todos os que tombaram em defesa da pátria", o candidato caracterizou a FRETILIN como "um'tsunami'que pode liderar o país". Se a metáfora não é das mais felizes, seja pelo real significado ou pela conjuntura, a intenção era clara e mais o ficou ainda com a intervenção do ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri "Já temos a vitória garantida. O presidente Lu-Olo já é presidente da República".

Ramos-Horta, o principal adversário de Francisco Guterres na corrida eleitoral, usou uma retórica antagónica, apelando à pacificação e à reflexão "Peço ao povo de Timor-Leste que se concentre na reflexão e não nas eleições. Embora as eleições sejam vitais para o futuro do país, é mais importante a necessidade de nos unirmos e deixar o passado para trás".

No fecho da campanha, também o padre Martinho Gusmão, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, esteve em foco, ao manifestar apoio a um dos candidatos, no caso o líder do Partido Democrático, Fernando Araújo ("Lasama"). Não houve queixas, e o porta-voz não viu problema em expressar uma "opinião pessoal".

Xanana quer usar fundo do petróleo

"Temos mil milhões de dólares num banco em Nova Iorque e temos pessoas a morrer em Timor-Leste", disse o presidente Xanana Gusmão, aludindo à necessidade de libertar os fundos do petróleo do Mar de Timor, quando a miséria alastra pelo jovem país. Xanana, que deixará agora a presidência mas prepara a manutenção na política activa, candidatando-se a primeiro-ministro por um novo partido, falava aos correspondentes em Díli da Imprensa indonésia, reconhece que "o povo não vê nenhuma luz no fundo do túnel", com milhares de cidadãos a viverem com menos do que um dólar por dia. Depois da aprovação unânime pelo Parlamento da legislação destinada a gerir os ganhos do petróleo, a Autoridade Bancária de Pagamentos abriu uma conta na Reserva Federal de Nova Iorque, apenas podendo ser movimentado, devido ao carácter obrigacionista, em 2010.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.