quinta-feira, abril 05, 2007

Corte de estrada em Manatuto provoca incidentes, 1 ferido


Timor Leste, Abr (Lusa) - Um grupo de habitantes de Manatuto que hoje cortou o acesso à vila apedrejou uma pessoa que ficou ferida na cabeça e obrigou à intervenção dos soldados das Forças de Estabilização Internacionais (ISF) e da GNR.

O corte da estrada que se registou às 10:00 (02:00 em Lisboa) foi um acto de retaliação pelo facto de apoiantes do candidato José Ramos-Horta originários de Manatuto terem sido atacados na quarta-feira à noite, em Metinaro, a cerca de 30 quilómetros de Díli, na altura em que se viajavam em direcção à capital timorense.

Na quarta-feira, as agressões em Metinaro contra o grupo de Manatuto provocaram 26 feridos, cinco em estado grave, e sete mikroletes (mini-autocarros) foram queimadas, disse à agência Lusa um elemento da Polícia Nacional de Timor Leste (PNTL).

Ainda na quarta-feira à noite as vítimas das agressões, por parte de indivíduos que ainda não foram identificados, foram escoltados no regresso a Manatuto, tendo os feridos recebido tratamento no hospital local.

Hoje, cerca das 10:00 um grupo de habitantes de Manatuto decidiu cortar a estrada de acesso à vila e impedir a circulação na única via que liga Díli a Baucau, a segunda cidade do país.

Os indivíduos que cortaram a estrada fizeram pelo menos um ferido - um professor do Colégio de S. José, em Díli, que seguia numa mota em direcção à capital de Timor e que foi apedrejado na cabeça.

O professor disse à agência Lusa, no Hospital de Manatuto onde ainda se encontra, que tentou explicar aos indivíduos que cortaram a estrada que como professor não tem ligações políticas mas, mesmo assim, foi atingido com uma pedra na cabeça lançada por um jovem que cortava a estrada.

A vítima disse ainda à agência Lusa que viajava na companhia de um outro professor, jesuíta, "que desapareceu" assim como desconhece onde se encontra a moto que lhe pertence.

Da parte da manhã os elementos da UNpol estiveram no local e consideraram que estava tudo controlado mas os problemas ressurgiram por volta das 13:00 (05:00 em Lisboa).

O incidente em Manatuto obrigou ao reforço dos militares da ISF, com 60 soldados da Nova Zelândia e da Austrália apoiados por dois helicópteros e mais tarde foram enviados para o local 20 soldados da GNR, que controlaram a situação.
PRM-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.