quinta-feira, abril 05, 2007

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

Comunicado de Imprensa
5 de Abril de 2007

Uma bebe gravemente ferida num ataque a caravana dos apoiantes da FRETILIN

Os médicos em Dili deverão decidir ainda hoje se a bebe de 8 meses de idade, gravemente ferida durante o ataque aos apoiantes da FRETILIN, terá que ser evacuada para Darwin para tratamento.

Jessica Quintão Lima encontra-se na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Nacional Guido Valadares, em Dili, depois de ontem ter sido atingida por uma pedrada na cabeça.

A caravana da FRETILIN onde a criança viajava foi apedrejada por um grupo de pessoas vestindo camisetes brancas e azuis do candidato do Partido Democrático (PD), Fernando de Araújo "Lasama".

O porta-voz da FRETILIN, Arsénio Bano, disse que o ataque, sem motivo, onde a bebe foi atingida, teve como alvos os apoiantes da FRETILIN quando dirigiam-se ao Campo de Motocross, em Delta-Manleuana, onde o candidato do partido, Francisco Guterres "Lu-Olo" realizou o seu comício. Esse ataque ocorreu na zona de Kampu Alor, perto to Heliporto.

Após ter visitado o hospital, ontem a noite, Bano disse que os médico irão hoje decidir sobre se será necessário evacuar Jessica Quintão Lima, neta de um conhecido empresário timorense, Óscar Lima, tendo em consideração a gravidade dos ferimentos e os desenvolvimentos que ocorressem durante a noite.

Arsénio Bano acrescentou que a criança é uma das 33 pessoas, incluindo mulheres e crianças, que foram levadas ao hospital com ferimentos causados durante os diversos ataques aos apoiantes de Lu-Olo.

Assim como Jessima Lima, mais três pessoas, que participaram na campanha de Lu-Olo, continuaram hospitalizadas a noite passada, incluindo duas mulheres que receberam tratamento intensivo por ferimentos graves na cara causados por apedrejamentos.

Arsénio Bano disse também que três apoiantes da FRETILIN foram atingidos por "setas/flechas de Ambon" (rama Ambon).

Arsénio Bano, membro do Comité Central e da Comissão Política Nacional, disse que os ataques aos apoiantes da FRETILIN tiveram lugar em Fatuhada (pelo menos três incidentes), perto do Heliporto em Kampu Alor, Lecidere, Ginásio GMT, Campo da Democracia, Balide, Matadouro, Delta Comoro (pelo menos dois incidentes), Taci Tolu e Jardim Colmera (em frente ao Hotel Timor), onde alguns ataques envolveram pessoas identificadas como apoiantes de outros candidatos presidenciais.

"Os ataques em Lecidere e Delta Comoro foram iniciados por pessoas que vestiam camisetes do candidato do ASDT, Xavier do Amaral; os ataques no Ginásio GMT foram iniciados por pessoas vestindo camisetes do Candidato da União Democrática Timorense (UDT), João Carrascalão, e os ataques no Campo da Democracia, Fatuhad e Delta Comoro foram iniciados por pessoas que vestiam camisetes do candidato do PD, Fernando "Lasama"", disse Bano. A polícia das Nações Unidas informaram ter prendido apenas duas das pessoas envolvidas nos ataques às caravanas da FRETILIN.

Arsénio Bano disse ontem que os ataques contra a FRETILIN são completamente inaceitáveis e a continuação da violência contra apoiantes do partido, que iniciou no ano passado, durante a crise, tinha como objectivo derrubar o governo eleito da FRETILIN.

"Todos os candidatos presidenciais assinaram o código de conduta, concordando esforçarem-se para que não ocorressem actos de violência durante o período eleitoral. Os candidatos prometeram, especificamente, não impedir a realização de actividades de campanha pelos candidatos rivais e seus apoiantes", disse Arsénio Bano.

"A nossa campanha foi inteiramente pacífica, mas mesmo assim os nossos apoiantes foram atacados numa tentativa de provocarem reação da nossa parte e assim agravar a situação. Um pequeno número dos nossos apoiantes fortam forçados a reagir em defesa própria.

"É lamentável e desapontante que os líderes do PD, ASDT e UDT não tenham conseguido trabalhar da melhor forma para poderem controlar os seus apoiantes.

"A FRETILIN não compactua com qualquer forma de violência, e qualquer pessoa que seja suspeita de ter comitido algum crime deve ser levado aos tribunais," disse Arsénio Bano.

Bano disse ainda que a FRETILIN têm tomado medidas para evitar conflitos, incluindo a mudança de local onde ontem o comício foi realizado (inicialmente seria no Estádio Municipal, centro da cidade, mas mais tarde decidiu-se mudar para o Campo de Motocross que está localizado no extremo oeste da cidade), e também mudança de último minuto da rota por onde a caravana passaria, para evitar passar pela caravana do PD.

No entanto, 16 apoiantes da FRETILIN foram feridos numa emboscada aos seus veículos quando se encontravam de regresso às suas casas, no distrito de Ermera. Os feridos tiveram que ser imediatamente transportados para o Hospital Nacional em Dili.

Contactos:
Filomeno Aleixo (+670) 724 3460 (Dili)
Jose Manuel Fernandes (Representante Oficial para CNE de Francisco Guterres Lu-Olo) : (+670) 734 2174 (Dili)
Arsenio Bano (+670) 733 9416 (Dili)
Paulo Araujo (+61) 424 413 525 (Darwin, Australia)

--
Equipe de Comunicacao Social para Campanha 2007
DEPIM, FRETILIN

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.