segunda-feira, abril 09, 2007

Eleições vão ajudar a “virar a página”

Rádio Renascença – 07-04-2007 12:04

O país está em condições para levar em frente as presidenciais e resolver a crise política. Esta é a opinião de Ana Gomes.

Em Díli para acompanhar as eleições de 9 de Abril, que vão eleger o sucessor de Xanana Gusmão, a eurodeputada foi entrevistada pelo correspondente Sérgio Tavares.

“As informações que tenho da campanha é que houve um ou outro incidente, mas que são de alguma maneira normais face à situação complicada que Timor viveu nos últimos meses. As expectativas é que tudo corra bem”, afirmou.
Um total de 232 observadores estrangeiros, 1.655 polícias das Nações Unidas e um milhar de militares de uma força internacional vão tentar assegurar a normal realização do escrutínio. O que na opinião da eurodeputada “vão ser certamente úteis para ajudar os timorenses a terem confiança nos resultados”.

Segundo Ana Gomes, as pessoas têm a esperança que estas eleições sirvam para virar a “página a esta crise”.

“Houve quem tenta-se fazer desta crise a leitura que Timor era no fundo um Estado falhado. Esta é a oportunidade de os timorenses mostrarem que não”, sublinha.

Apresentam-se à votação oito candidatos: José Ramos Horta (independente), Francisco Guterres "Lu Olo", (apoiado pela Fretilin), Francisco "Lasama" de Araújo, João Carrascalão, Francisco Xavier do Amaral, Manuel Tilman, Avelino Coelho e Lúcia Lobato.

Entrevista na íntegra em:
http://www.rr.pt/informacaoDetalhe.aspx?AreaId=23&SubAreaId=54&ContentId=202939

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.