A Austrália aprova a lei do Mar de Timor
Radio Australia – 28/02/2007, 15:28:20O
Parlamento Federal da Austrália aprovou uma lei que abre caminho para o desenvolvimento do campo de gás do Greater Sunrise no Mar de Timor.
O Parlamento de Timor-Leste ratificou um acordo de divisão de rendimentos entre a Austrália e Timor a semana passada.O ministro dos recursos da Austrália, Ian Macfarlane, diz que a lei construirá uma amizade mutuamente benéfica com Timor-Leste e o sucesso do campo Bayu-Undan.
Timor-Leste: Gabinete dos Estrangeiros emenda conselho de viagem
Gabinete dos Estrangeiros e da Comunidade (Nacional) - Tuesday 27 February 2007 17:44
O Gabinete dos Estrangeiros reviu hoje o seu conselho de viagem para a República Democrática de Timor-Leste. Estamos agora a avisar contra todas as viagens para a cidade de Same.
Os pontos relevantes no resumo revisto são agora:
* Avisamos contra todas mas essenciais viagens para Timor-Leste. Novos surtos de violência em Fevereiro de 2007 resultaram nalgumas fatalidades. Tem também havido incidentes de pilhagens e ataques a veículos. A situação de segurança em Timor-Leste permanence incerta e pode deteriorar-se em pouco tempo.
* Avisamos contra todas as viagens para a cidade de Same, dada a situação de segurança instável. A Força de Segurança Internacional e a polícia da ONU em Timor-Leste estão a recomendar que os nacionais estrangeiros saiam de Same.
* Se actualmente está em Timor-Leste e se está preocupado com a sua segurança, deve considerar partir. Deve também assegurar que os seus documentos de viagem estão actualizados e prontamente disponíveis para o caso de precisar de sair do país a breve prazo. Em 27 de Fevereiro, a Indonésia encerrou temporariamente a sua fronteira com Timor-Leste.
quinta-feira, março 01, 2007
Notícias - traduzidas pela Margarida
Por Malai Azul 2 à(s) 00:09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
2 comentários:
Timor-Leste: Australianos mantêm o cerco a Reinado
Ao fim do segundo dia de cerco a Alfredo Reinando, as tropas australianas «não avançaram nem recuaram um metro», disse à Lusa Adriano Corte-Real, membro do governo de Timor-Leste.
«A situação está como estava ontem (terça-feira) de manhã», acrescentou o secretário de Estado para a Coordenação da Região II (Ainaro e Manufahi). Contactado cerca das 00:00 (15:00 em Lisboa), o deputado independente Leandro Isaac, que se mantém ao lado do major rebelde, afirmou à Lusa que se registou um incidente entre jovens de Same, a cidade onde está cercado Reinado, e tropas australianas.
«Três blindados australianos tentaram tirar troncos de árvores colocados na estrada principal, cerca das 17:00», disse. «Eles deitaram-se no chão e gritaram que os jovens de Same farão história como os de Tiananmen», acrescentou.
A Lusa não conseguiu obter uma confirmação independente da ocorrência deste incidente.
Hoje, os cidadãos autralianos em Timor-Leste foram novamente aconselhados a restringir as deslocações ao mínimo, sobretudo no centro e no oeste do país.
Entretanto, o jornal Jakarta Post, na sua edição online, anunciou que a Indonésia deslocou nas últimas horas mil soldados ao longo da suas fronteiras com Timor-Leste.
Diário Digital / Lusa
28-02-2007 17:04:29
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=265082
Do blog Abrangente:
Da Austrália chegam notíciais de que o major Alfredo Reinado, o rebelde que
desafiou a ordem em Timor-Leste, está sitiado em Same, vila a 120 kms de Díli,
armado até aos dentes, e na companhia de 150 seguidores. Faz os contactos por
telemóvel e disse aos media australianos que os seus homens estão dispostos a
enfrentar quem lhes faça frente, e a morrer se for necessário, partilhando todos
"o mesmo caixão"... Seria interessante conhecer quem está a financiar estes
rebeldes com armas, munições, alimentos e dinheiro... A Indonésia fechou
ontem as suas fronteiras, para evitar que os rebeldes entrem em Timor Ocidental.
O major Reinado tem sede de sangue, não viveu os tempos da Resistência, mas
parece aspirar a tornar-se em um novo Xanana. Anda a ver muitos filmes do
Rambo e do Exterminador californiano... Tem a cabeça cheia de heróis...
Reinado (centro) recebeu os jornalistas em Same, para dizer que desafia
as forças australianas a prende-lo. Repare-se nas armas, roubadas há
dias da esquadra de polícia de Maliana. Reinado está a servir a quem?...
http://abrangente.blogspot.com/
Enviar um comentário