domingo, janeiro 21, 2007

Dois mortos e um ferido grave

Dois ex-PNTL foram mortos esta manhã, um com uma catanada e outro a tiro, em Manumeta. A população diz que um dos mortos, João Lopes, esteve envolvido em tiroteios esta semana no bairro. Há um ferido em estado grave que está a ser operado.

Em Beto houve novos confrontos hoje de manhã.

Mais tarde, três grupos do PSHT de Dare, segundo testemunhas que os identificaram, desceram da montanha ameaçaram a população.

A polícia repeliu o ataque, mas as mulheres e crianças do bairro abandonaram as casas com medo de um ataque.

Há vários casos de apedrejamentos em diversos pontos da cidade.


.

1 comentário:

Anónimo disse...

Violência em Timor-Leste
Dois mortos em confrontos em bairro de Díli
21.01.2007 - 15h05 Lusa

Dois homens foram mortos hoje durante confrontos na periferia sul de Díli, culminado uma semana de incidentes diários em vários bairros da capital timorense.
As vítimas foram referenciadas como pertencentes à Polícia Nacional de Timor-Leste, segundo vários residentes da área do Matadouro ouvidos pela Lusa.

Ambos os polícias estavam “fora de serviço e não estavam fardados” quando foram atacados, segundo as mesmas testemunhas.

Um dos homens, de 22 anos, morreu com três tiros, ainda segundo os residentes no bairro.

Os confrontos começaram no sábado à tarde no Matadouro e no bairro Pité, do outro lado da ribeira de Malôa, que separa os dois bairros, e prolongaram-se pela manhã e tarde de domingo.

Reforços deslocados para o local

Uma unidade do corpo de intervenção da GNR do subagrupamento Bravo foi chamada em reforço do contingente da Malásia que assegura o policiamento daquele sector.

Ao princípio da tarde, alguns elementos do grupo que atacou o bairro continuavam barricados numa cabana de uma colina sobranceira ao Matadouro.

Para o local, foi também deslocada uma unidade do exercício australiano e um helicóptero.

Violência entre bandos rivais

Incidentes de apedrejamento e combates entre grupos rivais de artes marciais, alguns com utilização de armas de fogo, ocorreram esta semana em vários bairros de Díli, como Caicoli, Colmera, Fatuhada, Pité, Hudilaran e Kampong Alor.

No dia 14, o corpo de um jovem timorense foi encontrado na estrada conhecida por “Banana Road”.

A polícia relacionou a morte com a onda de violência entre bandos rivais.

Segundo os residentes de Matadouro ouvidos pela Lusa, o ataque ao bairro começou sábado e foi feito por um grupo organizado que desceu das colinas sobranceiras ao bairro.

A violência urbana tem marcado o quotidiano de Díli desde os acontecimentos de Abril e Maio de 2006.

Nos últimos meses do ano, as forças policiais registaram uma diminuição do número de incidentes, mas o número médio de vítimas mortais mantém-se ao nível dos piores meses do ano.
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1283098

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.