segunda-feira, dezembro 04, 2006

Austrália: Trabalhistas elegem novo líder

Camberra, 04 Dez (Lusa) - Os trabalhistas australianos, na oposição, têm a partir de hoje um novo líder, Kevin Rudd, em quem depositam a esperança de conseguir em 2007 pôr fim a mais de dez anos de governação conservadora.

Ruud, 49 anos, ganhou a disputa pela liderança a Kim Beazley, actual chefe dos trabalhistas, com 49 por cento dos votos contra 39 por cento do seu rival, numa eleição efectuada hoje, no final do congresso do principal partido da oposição.

No discurso da vitória, Kevin Rudd apelou à unidade e ao empenho dos militantes do partido para conseguir derrotar os conservadores nas eleições legislativas do próximo ano.

Rudd, do estado de Queensland, era até agora porta-voz da oposição para os Negócios Estrangeiros.

Membro do parlamento australiano há apenas oito anos, Kevin Rudd formou-se em História e Língua Estrangeira pela Universidade Nacional Australiana/ANU e é ex-diplomata, tendo desempenhado funções diplomáticas na Suécia e na China.

Demonstra grande interesse pela China, fala mandarim e esteve recentemente em Pequim em conversações com altos funcionários do governo chinês.

Esta é a quinta vez que o Partido Trabalhista troca de liderança, desde que perdeu o poder para a coligação conservadora de John Howard em 1996.

As sondagens referem que os trabalhistas formariam governo se as eleições se realizassem agora.

BW/JPA-Lusa/Fim
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta notícia é muito importante para Timor-Leste, porém não dará para acalentar esperanças de a política da Austrália mudar em relação aos povos e países da região.
Não esqueçamos que foi um governo trabalhista que fez acordo com a Indonésia sobre o Mar de Timor e reconheceu a ocupação de TL á revelia de todo o mundo.
O governo de Evans fez tudo isso e era marcadamente trabalhista... Por vezes são os piores.
A Austrália está imparável em relação á soberania que considera ter sobre a região do Sudeste Asiático e do Pacifico Sul, nada a fará mudar de ideias...
"Ladrão que rouba um tostão, se não fôr logo para a prisão, a seguir roubará um milhão".
Pode ser que me engane.
Oxalá.
Não criar grandes e optimistas perspectivas será a melhor forma de evitar desilusões.

PS

Para os que secretamente se iludiram e "sopravam" que Alkatiri não regressava... porque ia fugir...
Oh, desgraça! Lá temos de inventar mais "teorias das constipações",,,
Mesmo a calhar, para aqueles que não sabem o que é um Homem!
Só espero que não o assassinem...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.