quarta-feira, outubro 11, 2006

De um leitor

Ramos Horta, como é habitual, dá uma no cravo e outra na ferradura.

Depois de afirmar que "if there is any merit for further investigation it will have to be left to the court system, and not the Government", aparentemente respeitando a soberania judicial, mais à frente já diz que "Then we should have separate special council with international prosecutors, judges, so that we don't burden our already stretched court system".

Coitadinho do sistema judicial... ficou sobrecarregado com Rogério Lobato e Alkatiri, não aguenta com mais ninguém. Apesar de Xanana ter dito há dias que estava pronto a enfrentar um tribunal, Ramos Horta entende que quaisquer outros que venham a ser considerados responsáveis pelo relatório, que não RL ou MA devem ter o privilégio de ser "julgados" por um "conselho especial" de procuradores e juízes "internacionais" (australianos?), para não sobrecarregar ainda mais o sistema judicial, que pelos vistos só dá para julgar duas pessoas de cada vez.

Mas a ânsia de RH aliviar os tribunais de tal peso vai ao ponto de tentar substituí-los: "Alfredo Reinado, has not caused any problem". Assim mesmo: o "juíz" Ramos Horta já decidiu.

Só assim se explica a espantosa passividade da tropa australiana, apesar de, como ele diz, "[the] Australian army know exactly his whereabouts".

Ou RH demonstra uma estonteante ingenuidade ou então tem ideias com um cheirinho a Ilhas Salomão...

H. Correia.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.