sábado, setembro 09, 2006

Order ‘restored’ in East Timor

Gulf Times

Published: Wednesday, 6 September, 2006, 12:32 PM Doha Time

JAKARTA: Indonesia said yesterday that order had effectively been restored in East Timor even as Australia indicated more troops would be needed to keep the peace in the tiny territory than the UN envisaged.

East Timor “in essence has managed to restore order, although here and there we still see disturbances,” Foreign Minister Hasan Wirajuda said a day after security talks with his Australian, and East Timorese counterparts in Dili.

Some 3,200 Australian-led peacekeepers have been deployed in the East Timorese capital Dili since May, when the city was plagued by deadly clashes between rival factions in the police and military.

Sporadic violence has continued since and last week rebel leader Major Alfredo Reinado and 56 other inmates escaped from Dili’s Becora prison, heightening fears of more trouble to come.
The May violence left 21 people dead, and forced thousands to flee their homes.

Since the unrest, the United Nations, established a larger mission in the country, agreeing to deploy more than 1,600 international police to East Timor.

However Australia’s Foreign Minister Alexander Downer said yesterday, that the planned UN force for East Timor was too small.

Downer told national broadcaster ABC that while the UN had provided for just 350 troops, Canberra wanted to keep around 650 Australian soldiers in the impoverished half-island state.
Indonesia’s Wirajuda said that East Timor’s police force should be given additional international training.

“The way that countries such as Indonesia and Australia could help, is through capacity building for their (East Timorese) police force,” he said. – AFP
.

5 comentários:

Anónimo disse...

É só para mandar um recado para a Lusa: É lamentavel que tenham decidido pôr à venda aqueles textos mais compostos sobre o que se vai passando em TL e nos deixem quase só com ... os títulos! Parece-me que há um sentido de serviço público que está em via de se perder na perspectiva do negócio, que, em última análise, não vai servir a ninguém, nem sequer à Lusa, ou será que os cérebros iluminados da administração ainda não enxergaram que não são só as agências que fazem as notícias, mas as notícias também fazem as agências. Lá se foi mais uma bandeira, e eu cada vez menos a visitar o site da Lusa...

Anónimo disse...

Tem toda a razao Bibe Malai. Eu também perdi o interesse pela Lusa, agencia que eu em tempos seguia religiosamente porque era uma fonte idonia. Desde que o Sampaio e o Lobao comçåram a escrever sobre TL passei a notar que as noticias eram só para favorecer só uma facçao de TL e algumas pessoas.
Prefiro ler a AP ou a gagina da ABC e da SBS. Pelo menos ai encontro dudo...

Igualmente acho que a RTP está na mesma linha, facto que me faz ficar muito triste. Nõ sei o que fizeram do Hernani de Carvalho que nunca mais o vi na RTP. Esse sim era fantastico, sabia o qeu era noticia e nunca o vi ser parcial.

Manecas

Anónimo disse...

Tradução:
A ordem ‘restaurada’ em Timor-Leste
Gulf Times

Publicado: Quarta-feira, 6 Setembro, 2006, 12:32 PM Doha Time

JAKARTA: A Indonésia disse ontem que a ordem tinha sido efectivamente restaurada em Timor-Leste, mesmo se a Austrália diz que serão necessárias mais tropas para manter a paz na pequena nação do que a ONU encarou.

Timor-Leste “conseguiu em essência restaurar a ordem, apesar de aqui ou ali ainda se poder ver alguns distúrbios,” disse o Ministro dos Estrangeiros Hasan Wirajuda um dia depois das suas conversas sobre segurança com os colegas Australiano e Timorense em Dili.

Alguns 3,200 soldados liderados pelos Australianos foram destacados para a capital Timorense Dili desde Maio, quando a cidade sofria de confrontos mortais entre facções rivais da polícia e dos militares.

A violência esporádica tem continuado desde então e na semana passada o líder amotinado Major Alfredo Reinado e outros 56 presos fugiram da prisão de Becora em Dili, fazendo crescer medos de mais problemas.
A violência de Maio deixou 21 pessoas mortas, e forçou milhares a fugir das suas casas.

Desde o desassossego, as Nações Unidas, estabeleceram uma missão maior no país, concordando em destacar mais de 1,600 polícias internacionais para Timor-Leste.

Contudo o Ministro dos Estrangeiros da Austrália Alexander Downer disse ontem, que as forças planeadas pela ONU para Timor-Leste eram demasiado pequenas.

Downer disse na ABC que enquanto a ONU fornece só 350 tropas, Canberra queria manter cerca de 650 soldados Australianos no empobrecido Estado da meia ilha.
Wirajuda da Indonésia que se devia dar mais treino internacional à força de polícia de Timor-Leste.

“O modo como países como a Indonésia e a Austrália podem ajudar, é através da construção de capacidade para a sua (Timorense) força de polícia,” disse. – AFP

Anónimo disse...

ESCLARECIMENTO PARA MANECAS 11.58 pm:

Refere-se a Hernâni de Carvalho, jornalista e um homem de coragem, que não fugiu de Timor quando as milícias e alguns indonésios aterrorizaram tudo e todos...

Esse optimo profissional já não está na RTP mas sim na SIC, principalmente fazendo trabalho de investigação sobre injustiças e outros horrores.
Ele está bem. Continua a não ter "papas na língua" e isso incomoda vários poderes.

Aproveito para opinar sobre a liberdade e o direito de informação, pois creio que o mau exercício da profissão de jornalista é um mal de todo o mundo.
Como em todas as profissões, há bons e maus profissionais.
Muitos funcionam por simpatias, ao sabor das pressões, às ordens superiores e a "favores". Esses, como sabem, são os maus... A Lusa também os tem, por sua conveniência, mas os timorenses merecem melhor, muito melhor.

KATUA DE TAIBESSE

Anónimo disse...

De facto, a LUSA, desceu na cotação! Tenho um arquivo documental sobre Timor,imenso sendo a maior parte notícias dessa agência. Esta últimas notícias dois titulozinhos sobre a intervenção da GNR...é vergonhoso!
Fítun Taci

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.