domingo, agosto 20, 2006

Dos leitores

Tradução da Margarida.

Como disse, o facto de Xanana aceitar e discordar com a decisão é contraditório e ambíguo. É um outro exemplo da aproximação ambígua/contraditória do nosso Presidente a esta crise. Mostrou que o Presidente foi incapaz de ter uma posição clara na questão – i.e um sinal de fraqueza.

Quando o Presidente foi percebido ser fraco ou incapaz de ter uma posição clara, os rebeldes ganharam confiança que podiam escalar as suas exigências de terem as suas queixas respondidas a exigir uma mudança de governo/resignação de um PM, que penso concorda, não tinham o direito de o fazer. A mudança de exigência ocorreu antes de Reinado alegadamente ter atacado os soldados das F-FDTL e antes dos soldados estrangeiros serem chamados. Na minha opinião, chegou-se a este estado parcialmente (houve outros factores) por causa do Presidente ter sido ambíguo e fraco.

Em altura alguma disse alguma vez o Presidente "não podem fazer estas exigências. Peçam que as vossas queixas sejam atendidas, mas não uma mudança no governo". Quando se tem o que é um golpe armado em processo precisa-se duma figura muito forte para ajudar a guiar o país. O Presidente, infelizmente, foi tudo menos isso e é por isso que eu invoco a sua natureza contraditória.

Tem razão, no sentido em que o Presidente não podia fazer nada sobre a decisão i.e. ele não tinha poder para a reverter. Concedo-lhe esse ponto. Contudo, a posição do Presidente interessa porque ele tem autoridade moral. O facto de ter sido ambíguo é um sinal de fraqueza e, como disse, encorajou os rebeldes a escalarem as suas exigências.

Não me entenda mal, Xanana é um herói da resistência, e gosto dele por isso. Contudo, é demasiado fraco para ser o Presidente duma jovem democracia.

Quanto a Alkatiri, já disse que ele assumiu a sua responsabilidade ao resignar (repare no que escrevi às 2:23:36 PM). Contudo, não é a única pessoa responsável pela crise. A sua incapacidade de de olhar para o nosso Presidente e perceber que ele tem falhas e cometeu erros capitais é francamente bastante impressionante.

Também, quanto ao seu comentário "quanto à "video evidência" como a base para a exigência da resignação não acredita nisso, pois não?"- talvez o Governador Geral na Austrália devesse entregar um video a Howard/Downer sobre o escândalo do AWB e pedir a resignação deles? Foi simplesmente um outro exemplo de incompetência do Presidente.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aussie let my country.....
go back...and let the other to bring peace for us..,,,,don't divided us with your ambicious for our Oil....

Go back,..
goo bacckkkk.....
get out here......
getttt outttt....hereeeeeeeeee......AUSSIE!!!


LET MY COUNTRY IN PEACE!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.