REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
INFORMAÇÃO À IMPRENSA
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
INFORMAÇÃO À IMPRENSA
Primeiro-ministro visita Kuwait
O primeiro-ministro, José Ramos-Horta, parte esta sexta-feira, 4 de Agosto, para uma visita oficial de um dia ao Kuwait, a convite do primeiro-ministro Nasir Al-Muhammad Al-Ahmed Al-Sabah.
No Kuwait, durante o sábado, 5 de Agosto, o primeiro-ministro terá encontros com o Emir, Sabah Al-Ahmad Al-Jabir Al-Sabah, o Príncipe Herdeiro, Nawaf Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, o primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Muhammad Sabah Al-Salim Al-Sabah, representantes da Câmara de Comércio e Indústria e do Fundo de Desenvolvimento do Kuwait.
A delegação do primeiro-ministro é composta pela ministra das Obras Públicas, Odete Victor, e o ministro dos Recursos Naturais, Minerais e da Política Energética, José Teixeira.
Para o chefe do Executivo, esta visita é uma oportunidade para “identificar áreas concretas de cooperação entre o Kuwait e Timor-Leste, em particular no apoio humanitário imediato e, no médio e longo prazo, na concretização de projectos de investimento em infra-estruturas, como a auto-estrada entre Lospalos e a fronteira”.
Esta será a segunda visita em dois anos de Ramos-Horta ao Kuwait, país com quem o actual primeiro-ministro tem mantido relações estreitas “com vários membros da família real e do Governo, que sempre mostraram simpatia por Timor-Leste”. Após ter assumido a responsabilidade da chefia do Governo, o Executivo do Kuwait fez saber do interesse de receber a visita de Ramos-Horta o mais rapidamente possível para os dois Estados aprofundarem laços de amizade e de cooperação.
A partida do primeiro-ministro e delegação está marcada para as 20h30 desta sexta-feira, e o regresso está previsto para as 14h00 da segunda-feira, 7 de Agosto, no Aeroporto Internacional Nicolau Lobato.
O Kuwait ocupa o 44.º lugar no ranking de países com maior desenvolvimento humano, segundo as Nações Unidas, e é um dos principais produtores de petróleo do mundo (possuindo 10 por cento das reservas de petróleo mundiais). Tem um total de 2,4 milhões de habitantes e foi visitado em 2004 pelo anterior chefe do Executivo, Mari Alkatiri.
Díli, 4 de Agosto de 2006
8 comentários:
Mas que grande novidade!!!
Os comunicados do PM redigidos numa das línguas nacionais!!!
O que quer isto dizer?!
Eu saúdo muito calorosamente tal novidade, só o trabalho que me poupa... mas presumo que tal se deve ao regresso do assessor do antigo PM.
Um globetrotter bem conhecido por todos.
Mas será que Timor-leste não tem problemas gravíssimos que o Sr.Hortaliças deva resolver?????
Aplauso para ele que já mandou encher o buraco existente logo após a ponte de santana!!!!!E os buracos da estrada que vai dar à casa dele????? Pelo menos mandava arranjar isso para mostrar que fazia serviço....Talvez do Koweit lhe Dêm dinheiro paratapar buracos e buracões das ruas de Díli.
Provavelmente com o dinheiro dos árabes irá resolver o problema dos esgotos, da água, dos passeios, das casas incendiadas etc....numa palavra: INFRAESTRUTURAS
Agora não percebo como é que ele irá conseguir aquilo que o ARABE que está perto de entrar em Becora não conseguiu!!!!!!!!!!!!
Anónimo das 10:27:16 AM: a insistência em chamar árabe a Alkatiri e em associá-lo sempre a coisas negativas, é tão só a continuação da campanha para o demonizar, por isso terei de fazer contra campanha. Não, Alkatiri não é estrangeiro, todos sabem que é um patriota Timorense que dedicou a vida à resistência primeiro e depois à governação do seu país e quanto a prisões lembro que os ÚNICOS que estão presos são Alfredo e sus muchachos.
Cara Margarida
Não seja mais papista que o papa.Quando diz "todos sabem" parece-me que tenta generalizar essa questão do "patriota timorense". Se o fosse mesmo não estaria neste momento fora do seu assento e guardado pela SAS australiana.Que raio de líder é esse que voce defende que anda e sempre andou por todo Timor sempre com guardas armados até aos dentes?????Se o homem não é estrangeiro parece!!!!!!!E já agora porque é que você não se candidata também a algum alto cargo em Timor? Não é necessárionascer em Timorpara ser patriota.Portanto já estou a ver a margarida comoMINISTRA ou então assessora(se calharjá é...)ou mesmo primeira-ministrajá que é tão timorense ou mais timorense que os próprios....
Cuidado com os resquícios de neocolonialismo minha senhora e claro de PATERNALISMO que no seu caso é MATERNALISMO!!!!
Anónimo das 2:18:32 AM : em todo o mundo os governantes têm protecção, e também obviamente os ex-governantes que saíram nas circunstâncias em que o Alkatiri saiu, e se a PNTL foi obrigada a desarmar e está por enquanto inactivada e as F-FDTL acantonadas, obviamente é da obrigação dos australianos providenciarem a protecção ao antigo PM. Mas do que se vai lendo de Timor-Leste quem faz mesmo gala de se passear ao lado dos australianos são o PR e o actual PR. Quanto ao mais, não comento, mas acho piada à sua preocupação com quem somente repôs a verdade.
Mais vale um arabe honesto do que dois mesticos "full of shit".
A proposito eu pensava que o Horta nao gostava de Arabes!
Fote Make Riba
Acabadinhos de sair do Julio de Matos ia um arabe a correr atras dum descendente de mouro com uma faca na mao quando finalmente ja cansado parou e disse ao outro:
Estou cansado.Toma la a faca , agora e a tua vez de vires atras de mim.
Enviar um comentário