sexta-feira, agosto 04, 2006

Comunicado à Imprensa - PN

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

INFORMAÇÃO À IMPRENSA


Primeiro-ministro visita Kuwait

O primeiro-ministro, José Ramos-Horta, parte esta sexta-feira, 4 de Agosto, para uma visita oficial de um dia ao Kuwait, a convite do primeiro-ministro Nasir Al-Muhammad Al-Ahmed Al-Sabah.

No Kuwait, durante o sábado, 5 de Agosto, o primeiro-ministro terá encontros com o Emir, Sabah Al-Ahmad Al-Jabir Al-Sabah, o Príncipe Herdeiro, Nawaf Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, o primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Muhammad Sabah Al-Salim Al-Sabah, representantes da Câmara de Comércio e Indústria e do Fundo de Desenvolvimento do Kuwait.

A delegação do primeiro-ministro é composta pela ministra das Obras Públicas, Odete Victor, e o ministro dos Recursos Naturais, Minerais e da Política Energética, José Teixeira.

Para o chefe do Executivo, esta visita é uma oportunidade para “identificar áreas concretas de cooperação entre o Kuwait e Timor-Leste, em particular no apoio humanitário imediato e, no médio e longo prazo, na concretização de projectos de investimento em infra-estruturas, como a auto-estrada entre Lospalos e a fronteira”.

Esta será a segunda visita em dois anos de Ramos-Horta ao Kuwait, país com quem o actual primeiro-ministro tem mantido relações estreitas “com vários membros da família real e do Governo, que sempre mostraram simpatia por Timor-Leste”. Após ter assumido a responsabilidade da chefia do Governo, o Executivo do Kuwait fez saber do interesse de receber a visita de Ramos-Horta o mais rapidamente possível para os dois Estados aprofundarem laços de amizade e de cooperação.

A partida do primeiro-ministro e delegação está marcada para as 20h30 desta sexta-feira, e o regresso está previsto para as 14h00 da segunda-feira, 7 de Agosto, no Aeroporto Internacional Nicolau Lobato.

O Kuwait ocupa o 44.º lugar no ranking de países com maior desenvolvimento humano, segundo as Nações Unidas, e é um dos principais produtores de petróleo do mundo (possuindo 10 por cento das reservas de petróleo mundiais). Tem um total de 2,4 milhões de habitantes e foi visitado em 2004 pelo anterior chefe do Executivo, Mari Alkatiri.


Díli, 4 de Agosto de 2006

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas que grande novidade!!!
Os comunicados do PM redigidos numa das línguas nacionais!!!

O que quer isto dizer?!

Anónimo disse...

Eu saúdo muito calorosamente tal novidade, só o trabalho que me poupa... mas presumo que tal se deve ao regresso do assessor do antigo PM.

Anónimo disse...

Um globetrotter bem conhecido por todos.
Mas será que Timor-leste não tem problemas gravíssimos que o Sr.Hortaliças deva resolver?????
Aplauso para ele que já mandou encher o buraco existente logo após a ponte de santana!!!!!E os buracos da estrada que vai dar à casa dele????? Pelo menos mandava arranjar isso para mostrar que fazia serviço....Talvez do Koweit lhe Dêm dinheiro paratapar buracos e buracões das ruas de Díli.
Provavelmente com o dinheiro dos árabes irá resolver o problema dos esgotos, da água, dos passeios, das casas incendiadas etc....numa palavra: INFRAESTRUTURAS
Agora não percebo como é que ele irá conseguir aquilo que o ARABE que está perto de entrar em Becora não conseguiu!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Anónimo das 10:27:16 AM: a insistência em chamar árabe a Alkatiri e em associá-lo sempre a coisas negativas, é tão só a continuação da campanha para o demonizar, por isso terei de fazer contra campanha. Não, Alkatiri não é estrangeiro, todos sabem que é um patriota Timorense que dedicou a vida à resistência primeiro e depois à governação do seu país e quanto a prisões lembro que os ÚNICOS que estão presos são Alfredo e sus muchachos.

Anónimo disse...

Cara Margarida
Não seja mais papista que o papa.Quando diz "todos sabem" parece-me que tenta generalizar essa questão do "patriota timorense". Se o fosse mesmo não estaria neste momento fora do seu assento e guardado pela SAS australiana.Que raio de líder é esse que voce defende que anda e sempre andou por todo Timor sempre com guardas armados até aos dentes?????Se o homem não é estrangeiro parece!!!!!!!E já agora porque é que você não se candidata também a algum alto cargo em Timor? Não é necessárionascer em Timorpara ser patriota.Portanto já estou a ver a margarida comoMINISTRA ou então assessora(se calharjá é...)ou mesmo primeira-ministrajá que é tão timorense ou mais timorense que os próprios....
Cuidado com os resquícios de neocolonialismo minha senhora e claro de PATERNALISMO que no seu caso é MATERNALISMO!!!!

Anónimo disse...

Anónimo das 2:18:32 AM : em todo o mundo os governantes têm protecção, e também obviamente os ex-governantes que saíram nas circunstâncias em que o Alkatiri saiu, e se a PNTL foi obrigada a desarmar e está por enquanto inactivada e as F-FDTL acantonadas, obviamente é da obrigação dos australianos providenciarem a protecção ao antigo PM. Mas do que se vai lendo de Timor-Leste quem faz mesmo gala de se passear ao lado dos australianos são o PR e o actual PR. Quanto ao mais, não comento, mas acho piada à sua preocupação com quem somente repôs a verdade.

Anónimo disse...

Mais vale um arabe honesto do que dois mesticos "full of shit".
A proposito eu pensava que o Horta nao gostava de Arabes!

Fote Make Riba

Anónimo disse...

Acabadinhos de sair do Julio de Matos ia um arabe a correr atras dum descendente de mouro com uma faca na mao quando finalmente ja cansado parou e disse ao outro:
Estou cansado.Toma la a faca , agora e a tua vez de vires atras de mim.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.