domingo, julho 16, 2006

À volta do Golpe com a trombeta de Miles Davis

Tradução da Margarida:

http://www.parasindonesia.com/read.php?gid=386

Naquela noite aprendi a deixar de lado os meus blues. A trombeta de Miles Davis enche o ar, "Song Of Our Country" (canção do nosso país) do album SKETCHES OF SPAIN. Então subitamente através de SMS, Rico Aditjondro, editor de Paras Indonesia, "Amigo, podias escrever qualquer coisa acerca do PM José Ramos-Horta, por favor!".


Nos dois últimos meses de confusão que caiu neste pequeno país, só consegui escrever dois artigos, gravar algumas filmagens em mini-DV e escrever algumas palavras que ainda estão para ser um poema.


O silêncio escorrega do tambor duma pistola / Sombras escuras caem sobre Ponte Cais / Cada um carrega o seu próprio esquife / Para Santa Cruz.


E lá, em 1991, no Cemitério de Santa Cruz, Max Stahl gravou um evento. Soldados Indonésios atacaram brutalmente centenas de jovens que queriam Timor-Leste independente. Agora no muro do cemitério perto do Cemitério dos Heróis abandonado pela Indonésia, há um graffiti a desaparecer, “quando é que acaba o sofrimento dos Timorenses,” e numa pedra tumular, "Viva Alfredo e Salsinha", "Alfredo Loromonu". Obrigada Mbak Ati Nurbaiti do The Jakarta Post e Nug Katjasungkana que fotografaram ambos.


O major Alfreido Reinado é um seguidor de Xanana e um dos líderes rebeldes que forçaram Mari Alkatiri a resignar. O Tenente Gastão Salsinha é o porta-voz dos 591 soldados peticionários que foram despedidos pelo comandante das Falintil-FDTL por razões disciplinares, por se ausentarem sem licença oficial.


"Não acredito em democracia. Quero uma ditadura como a do tempo de Salazar," disse Antero Rodrigues a semana passada quando o visitámos em Lospalos para se livrar de rumores e mentiras que proliferavam em Dili. Dois dos seus filhos, Paula e Nuno Rodrigues, tornaram-se alvos de multidões furiosas que conspiravam para derrubar o Primeiro-Ministro Mari Alkatiri.


Com certeza que não há nada de errado com a democracia. E Antero Rodrigues é um dos da geração de 75 que viveu três eras diferentes – o colonialismo Português, a ocupação Indonésia e o Timor-Leste independente. A sua filha é uma produtora executiva na estação nacional de rádio e televisão RTTL. Juntamente com os seus repórteres, foram procurados por um grupo de pessoas por causa de terem emitido uma manifestação da Fretilin pro-Alkatiri.


Os serviços de informações também mandaram alguns ‘sms’ ao Primeiro-Ministro quando descobriram que alguns jovens no Farol olhavam umas coisas. Hoje em dia, por causa da falta de emprego, todos tentam safar-se na vida. Tentamos aproximarmo-nos dos que têm dinheiro. Todos podem ver que isto acontece no nosso país.
- O discurso de Xanana em 22 de Junho, 2006


O filho de Antero, o activista e escritor Nuno Rodrigues, é o director de um instituto de educação popular em Farol, Dili que apoiou políticas de Alkatiri. Foi mais tarde acusado de dar dinheiro a manifestantes pro-Alkatiri. Dois colegas da Fretilin de Lospalos que trabalham com o grupo de ambiente Haburas (também localizado no Farol) - Pedrito Vieira e Maleve – foram acusados de possuírem armas. O indonésio Nug Kantjasungkana, um activista do Forum da Solidariedade para Timor-Leste, na Indonésia (Fortilos) que tem residido permanentemente em Dili, foi acusado de guardar a arma de Maleve no seu quarto em Farol, arrendado para ele pela Associação HAK.


A ditadura é algo aterrorizador, e Alkatiri foi forçado a resignar através de meios não democráticos. Há duas semanas, quando entravam em Dili, perto de Bidau, grupos de apoiantes de Alkatiri foram esperados por uma manifestação rival. "Eles trazem armas e vão matar-nos," disseram os membros do grupo anti-Fretilin aos soldados Australianos. Em Becora, um gang anti-Fretilin armava-se com flechas.


A caravana pro-Alkatiri acenava as mãos por cima dos autocarros e camiões que os transportavam de Metinaro. Um grupo de jovens anti-Fretilin começou a arrasar os quiosques ao longo da Estrada de Bidau. A alguns deitaram fogo. Antes, gritavam, "Viva Xanana Gusmão!"


Sim, não há nada de errado com a democracia, e a ditadura é algo de aterrorizador. Porque Alkatiri é um árabe e um muçulmano, os manifestantes anti-Fretilin gritavam "Alkatiri terrorista". Porque durante 24 anos Alkatiri esteve no exílio em Moçambique para angariar apoio para a independência de Timor-Leste de países da África e do Médio Oriente, Alkatiri foi denunciado como sendo "Comunista Moçambicano " e "Alkatiri não é Timorense". Mas, Alkatiri permanece Alkatiri – fundador da Fretilin que nos anos 1970 com José Ramos-Horta criou o movimento clandestino para se opor ao colonialismo Português. Esteve com os que formularam a Magna Carta do CNRT.


Nessa noite, antes de Rico ter mandado o seu SMS e antes da trombeta de Miles Davis ter enchido o ar, vi a cerimónia de tomada de posse de José Ramos-Horta no noticiário da RTTL. "Não sou um Primeiro-Ministro eleito pelo povo. Fui nomeado pelo Presidente e pelo partido maioritário, a Fretilin," disse o Primeiro-Ministro José Ramos-Horta no seu discurso de tomada de posse no Palácio das Cinzas. Entre os que participaram estavam membros do Parlamento, personalidades estrangeiras, e o Comandante Railos (que acusou Alkatiri de lhe dar armas para matar os rivais políticos do antigo PM).


A esta cerimónia contudo só foram alguns dos grupos da oposição (além de pedirem a resignação de Alkatiri, também pediram que o Presidente Xanana Gusmão dissolvesse o parlamento e imediatamente formasse uma 'junta' , um parlamento de Unidade Nacional).


A nomeação do PM José Ramos-Horta, um laureado do Nobel e um apoiante da Guerra do Iraque, foi um compromisso político entre a maioritária Fretilin e o Presidente Xanana Gusmão. Ramos-Horta governará oito meses para continuar o governo de Alkatiri; o que recusou a dívida ao Banco Mundial; o que foi inflexível com a Austrália sobre as riquezas do petróleo e do gás no Timor Gap; o que embarcou numa cooperação bilateral com Cuba trazendo médicos Cubanos para Timor-Leste e enviando centenas de estudantes para estudar medicina em Cuba. Alkatiri também aborreceu a pequena comunidade pequeno-burguesa de Timor-Leste que queria que o sector privado fosse considerado como uma prioridade de desenvolvimento, e que por isso os fundos do petróleo fossem canalizados para os seus interesses.


"Consultarei o Presidente e a Fretilin que me propuseram," disse Ramos-Horta mais adiante no discurso. Quanto ao orçamento entregue no parlamento, foi o orçamento feito por Alkatiri antes de ser forçado a sair. Ramos-Horta será assistido por dois vices, Estanislau da Silva (Fretilin) e Rui Maria de Araújo (independente), que também foram sugeridos pela Fretilin.


Como foi dito por muitos, Ramos-Horta é na verdade o favorito da Austrália, do Banco Mundial e do FMI. Inicialmente, grupos da oposição e soldados rebeldes também apoiaram a sua nomeação. Seria talvez um movimento demasiado arriscado para Xanana Gusmão dissolver o Parlamento e formar uma junta. È mesmo imaginável o que poderia ter acontecido se Xanana tivesse decidido rasgar a constituição, formar um governo da junta e deixar de lado a Fretilin que controla mais de metade dos lugares no Parlamento – como o Chile na era de Pinochet?


Desculpa, amigo, não quero escrever muito acerca deste novo primeiro-ministro. Por agora prefiro ficar calado e ouvir mais. Porque há duas semanas atrás os soldados rebeldes e os círculos da oposição cantavam que "somente o Presidente Xanana Gusmão e José Ramos-Horta são capazes de resolver esta crise!"


Mas a maré mudou. Mesmo agora, os media de massas, os grupos de aposição (através do líder do Partido Democrata, Fernando 'Lasama' de Araújo) e os soldados rebeldes (Major Tara e companhia) dizem que o governo de Ramos-Horta é ilegal e inconstitucional porque é simplesmente a continuação do governo de Alkatiri. Alguns até dizem que Ramos-Horta é também membro da clique de Maputo (Moçambique). Grupos de empresários também já exprimiram o seu desgosto a Estanislau da Silva que foi nomeado vice-primeiro-ministro.


Entretanto, dezenas de milhares de pessoas que deixaram as suas casas (algumas queimadas e pilhadas) continuam deslocadas em campos de refugiados. Os grupos que conspiraram para derrubar Alkatiri enfrentam agora uma nova realidade: há uma bala a fazer ricochete?


Realmente, amigo! Conheço muito pouco sobre a continuação deste novo regime. Só quero aprender como manter longe os meus blues, apaixonar-me outra vez e pensar nos nossos amigos enquanto escuto a trombeta de Miles Davis. Esta vez do KIND OF BLUE, "So What?" (E então?).


Rahung Nasution

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.