quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Carta do PUN sobre Guy Campos - Alegações de Crimes de Guerra

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
PARLAMENTO NACIONAL

PARTIDO UNIDADE NACIONAL - PUN
GRUPO PARLAMENTAR


16 de Fevereiro de 2009


Sr Kay Rala Xanana Gusmão
Primeiro Ministro
República Democrática de Timor Leste
Palácio do Governo
Dili, Timor Leste



Excelência,


Assunto: Sr. Guy Alberto Francisco Campos – Alegações de Crimes de Guerra

Nos termos do artigo 95 da Constituição da República Democrática de Timor Leste e dos artigos 9 no.1 (h) e no. 2 do Regimento do Parlamento Nacional, solicita-se de Vossa Excelência informar o Parlamento Nacional dentro de 30 dias, sobre as medidas tomadas pelo Governo e pela Polícia Nacional de Timor Leste (PNTL) para cooperar e apoiar a Polícia Federal Australiana a respeito das alegações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade levados a cabo por Guy Campos durante a ocupação indonésia.

As alegações foram apresentadas à Polícia Federal Australiana para efeitos de investigação por cidadãos Timorenses residentes na Australia. Várias vítimas a viver em Timor Leste também já públicamente fizeram alegações de violações de direitos humanos perpetrados por Guy Campos. Além disso, o Relatório da Comissão para o Acolhimento, Verdade e Reconciliação (CAVR) e os arquivos contêm detalhes das atrocidades e das violações de direitos humanos cometidas por Guy Campos.

Estou profundamente preocupada com a seriedade destas alegações de crimes de guerra. Por isso, gostaria de solicitar a atenção de Vossa Excelência para assegurar que o Estado através do Governo cumpra o estipulado nos artigos 2, 6(b), 9, 22, 23, 26 e 160 da Constituição da República Democrática de Timor Leste e todas as nossas obrigações internacionais relacionadas com os direitos humanos reconhecidos através de Convenções e Tratados.

Espero receber as informações solicitadas no prazo de 30 dias a fim de eu exercer os meus deveres de representante eleita do povo para assegurar que o Estado de direito e os direitos humanos fundamentais sejam garantidos para o povo de Timor Leste.

Aceite, Excelência, os protestos da minha mais alta consideração e estima.

Com os melhores cumprimentos,


Fernanda Borges
Membro do Parlamento Nacional, PUN

CC: Sr Peter Heyward, Embaixador da Austrália
Sr Louis Gentile, Director, UNMIT, Secção de Direitos Humanos e Justiça Transicional

18 comentários:

Anónimo disse...

SENHORA FERNANDA BORGES, A SENHORA DEVE TER VIVIDO NO PLANETA MARTE ENTRE 1975 ATE 1999!
QUAL E O PROBLEMA? SE O GUY CAMPOS FEZ O QUE FEZ, FOI PORQUE FOI APOIADO PELOS GENERAIS INDONESIOS, OS MESMOS GENERAIS QUE O NOSSO PRIMEIRO MINISTRO FOI LA ABRACAR! E NAO SE ESQUECA QUE DURANTE OS 24 ANOS DA OCUPACAO, OS SUCESSIVOS GOVERNOS AUSTRALIANOS DESDE O GOUGH OLD BASTARD WHITLAM ATE AI ANAO DO HOWARD, SEMPRE FECHAVAM OS OLHOS AS ATROCIDADES COMETIDAS EM TIMOR LESTE PELOS SEUS AMIGOS GENERAIS. POR ISSO PERGUNTO, PORQUE PROCESSAR OU DAR INFORMACOES SOBRE GUY CAMPOS E NAO FAZER NADA SOBRE OS GENERAIS INDONESIOS E SEUS CUMPLICES AUSTRALIANOS? DEIXE DE MERDAS, POIS SE O XANANA ABRACA O BANDIDO DO HERCULES E MAIS OUTROS BANDIDOS QUE ESTAO NA NO GOVERNO DA AMP, QUAL E A MORAL EM PROCESSAR O OUTRO BANDIDO QUE E O GUY CAMPOS?
MAIS UMA VEZ DEIXE DE MERDAS, TRABALHE PARA O BEM DE TIMOR, E SERIA MELHOR QUE VOCE FIZESSE PRESSAO AO GOVERNO E AO PALHACO DO LONGUINHOS PARA SABERMOS OS RESULTADOS DO INQUERITO DO 11 DE FEVEREIRO, E MAIS COMECE A DENUNCIAR OS GATUNOS TODOS DO GOVERNO ATUAL!

XINOCO DE MELBOURNE

Anónimo disse...

Mr. Xinoco De Melburne. Don't bring your stupidity argument to this block. Maybe you are the relative of mr Guy Campos so you try to protect him from his criminal act against timorease pro independance and you dicredit our Hero Lider Xanana.

Don't relate the Indonesian Generals with your uncle Guy Campus. Your uncle commit criminal with strong evidance against him who knows maybe both of you the same Indonesian spy or Mau Hu that's why now you affarid. I know you well, I'm in Australia also.

Alex Tilman

Australia Melburne

Anónimo disse...

A minha familia foi morta nas maos da fretilin,porque e que a senhora dos PUNS nao levanta tambem esses problemas?Va!nao seja mazinha e levanta a sua voz em prol de uma justisa,de todos e para todos.Por favor nao seja hipocrita,Ta?

Anónimo disse...

I wrote a reply to Mr Alex Tilman! Where is it Mr Blogger?

Xinoco de Melbourne

Malai Azul disse...

Não publicamos comentários com insultos.

Anónimo disse...

"Não publicamos comentários com insultos."

ISTO E UMA ANEDOTA COMPLETA.
ENTAO QUANTOS INSULTOS E QUE O MALAI AZUL ACHA QUE ESTAO NO PRIMEIRO COMENTARIO DO XINOCO DE MELBOURNE?

Anónimo disse...

Senhor Malai Azul!
Insultos? So porque eu disse que o Alex Tilman e um arsehole? Isto nao e insulto algum! E so confirmacao de um facto!
Quando o Alex me acusa de ser Indonesio e tio do Guy Campos tambem considero isso um insulto!
Xinoco de Melbourne

Anónimo disse...

Como disse o Malai Azul : "Não publicamos comentários com insultos." Jà muitas vezes os meus comentarios em respostas aos insultos nao foram publicados. Como este anathema : "Faz o que eu diz mais nao faz o que eu fez" é isso a linguagem prefeito de um aprendiz ditador, com os seus amigos Maubere Anan etc...

Anónimo disse...

Para informaçao : O Malai Azul é a mesma pessoa no sentido de Maubere Anan (é a contracçao M.A.)

Antonio Ramos Naikoli disse...

Xinoco melbourne nao tens razao nenhuma para defender um criminoso da guerra. Deixa a deputada fazer o seu trabalho pelos interesses do povo!

Antonio Ramos Naikoli

Forum Haksesuk

Malai Azul disse...

Malai Azul não assina com outro nome.

Anónimo disse...

Muito obrigado o poderoso Malai Azul, mais uma vez : a livre expresao nao se escolha o que é bom e o que é mao, mas, na diversidade de expresao de cada cidadao e da sua composiçao!

Anónimo disse...

Serafin Dili,

Pelo todos comentarios no bloco poso diser que o senhor Maubere Anan con h Correia era mais intelegente nos anlitikos de comentarios. Nos precisamos contribusaun pelo os dois.

Anónimo disse...

Why people confuse me Maubere Anan with Malae Azul....????? I never sign my name with other name. Right now I'm in Germany, timor on line is the place I can follow up with the development in East Timor. I'm not in Dili sorrryyy don't speculate me.

if don't believe, it's your business.


Maubere Anan

Anónimo disse...

Xinoco melbourne nao tens razao nenhuma para defender um criminoso da guerra. Deixa a deputada fazer o seu trabalho pelos interesses do povo!

Antonio Ramos Naikoli

Forum Haksesuk

OH SENHOR ANTONIO RAMOS AKFOLIK

DE MANEIRA ALGUMA DEFENDI OU ALGUMA VEZ DEFENDEREI O GUY CAMPOS! SEI QUE ELE E CRIMINOSO MAS TAMBEM SEI QUE EXISTEM MUITOS MAIS E QUE ESTAO FAZENDO PARTE DO GOVERNO DO AMP.
O QUE EU DISSE E QUAL A MORAL DE QUERER ENCAFETAR O GUY CAMPOS, QUANDO OS LEADERS TIMORENSES ANDAM A BEIJAR O RABIOSQUE DE CRIMINOSOS AINDA MAIORES QUE SAO OS GENERAIS INDONESIOS E UM DELES E O WIRANTO QUE XANANA TANTO ADORA.
O GUY CAMPOS TRABALHAVA PARA ESTES CRIMINOSOS! VAMOS DEIXAR AQUELES GOZAR DA LIBERDADE E POR O GUY CAMPOS NA GAIOLA? FAZIAM MELHOR FIGURA, VOCE E O ALEX TILMAN QUE NEM INGLES SABE ESCREVER, ASSINAREM AQUELA TAL PETICAO AS NACOES UNIDAS QUE CORRE LA NO TIMOR LOROSAE NACAO, POIS AINDA NAO VI LA O VOSSO NOME!
O PUN, A FAMILIA DO RAPAZ QUE O GUY ASSASSINOU E OS AUSTRALIANOS SO QUEREM E SENSASIONALISMO! SE QUEREM ISSO ENTAO COMECEM PELOS GENERAIS INDONESIOS! FARTO DE "BULLSHIT" ESTOU EU!

XINOCO DE MELBOURNE

Anónimo disse...

Irmao maubere-anan,

you told me the other day that you live in Australia. Everyone on world of blogs now that YOUR FAKE NAME is Alex Tilman. Now you are moving smartly to claim that you live in Germany. What a smart ass are u. That's a very good reason bully each of us in this net.

No matter who you are, you are Alex Tilman who likes to use fake names to nisult people. You live confortably in Melbourne and send insult from there just like Jose Teixeira who ho lives confortably and pretend to talk on behalf of and for the poor people.

Maubere-Foho

Anónimo disse...

Para o Maubere Anan,

Porque é que você anda a dizer tantas coisas ineptias depois da Alemanha sobre o gouverno de TL e outros processos em coursus. "Du bis ein Arschloch"

Anónimo disse...

"Arschloch para si proprio Animo" nao era un chunky dog do rabo dos corruptires do governo AMP. Esa block nao era para ensultar pesoas mas para descusoes.

Maubere Anan

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.