quarta-feira, janeiro 21, 2009

Díli aguarda com expectativa visita de Sócrates em Maio - MNE Zacarias da Costa

Bruxelas, 20 Jan (Lusa) - O chefe de diplomacia timorense, Zacarias da Costa, disse hoje aguardar com expectativa a visita que o primeiro-ministro José Sócrates realizará em Maio a Timor-Leste, pois "há muito para discutir" entre os dois países.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, de visita a Bruxelas, apontou que "essa visita foi acordada recentemente, e é uma ideia que agrada a todos".

"O primeiro-ministro português será bem-vindo em Timor. É a retribuição também da visita que o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, fez no ano passado a Lisboa, e naturalmente eu julgo que haverá muito para discutir em Timor, não só aquilo que toca à cooperação portuguesa mas também um bocadinho a situação no mundo e na região", afirmou.

Zacarias da Costa assinalou que também está previsto que o primeiro-ministro Sócrates lance a primeira pedra para a construção da futura embaixada de Portugal em Timor-Leste.

A visita de José Sócrates realiza-se no âmbito de uma reunião dos chefes de Governo de Timor-Leste, Indonésia, Portugal e Austrália, durante o décimo aniversário dos acordos de Nova Iorque, assinados em 05 de Maio de 1999, que conduziram à realização da consulta popular sobre o estatuto do território.

O ministro apontou que ainda não há uma data precisa para a cimeira - e como tal também para a visita de Sócrates -, mas indicou que será "certamente" entre os dias 05 e 22 de Maio.

Zacarias da Costa acrescentou que o seu homólogo português, Luís Amado, com quem se encontrou na semana passada em Lisboa, irá a Timor-Leste a 12 e 13 de Fevereiro próximo "para preparar a visita".

Quanto à Cimeira, o ministro afirmou que "os quatro países estão a trabalhar muito de perto, têm tido um papel importante no desenvolvimento de Timor, e é normal que 10 anos depois os chefes de Governo dos quatro países possam encontrar-se novamente em Timor para reavaliar a situação e ver quais são as perspectivas para o futuro".

ACC.
Lusa/fim

1 comentário:

h correia disse...

Sócrates e Xanana - dois PM que têm muito em comum...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.