quinta-feira, setembro 25, 2008

Angola tem pior índice de corrupção entre lusófonos, diz Bird

Lisboa, 11 Jul (Lusa) - Angola tem, entre os países de língua portuguesa, a pior a classificação na maioria dos itens do relatório Indicadores Globais da Governança 1998-2006, incluindo corrupção e eficácia governamental.

Segundo o documento divulgado na útlima terça-feira pelo Banco Mundial (Bird), o país africano aparece com um percentual de apenas 8,7% na categoria controle da corrupção, atrás da Guiné-Bissau (15,5%) e do Timor Leste (19,9%).

Os melhores desempenhos neste item são de Portugal (82,5%) e Cabo Verde (72,8%). O Brasil ficou em terceiro (47,1%).

A maior distância de Angola para os outros países lusófonos está no item voz e responsabilidade. Com 11,5%, ficou atrás do segundo pior colocado, Guiné-Bissau (33,7%).

Angola também ficou em último lugar em outras categorias. Em "eficácia governamental" atingiu 10,9%. O pior resultado do país africano é em "cumprimento da lei", com apenas 7,1%.

Já o melhor resultado angolano foi em "estabilidade política". Com 28,8%, ficou ligeiramente à frente da Guiné-Bissau (26,4%).

Portugal apresenta a sua pior classificação em estabilidade política (76%) e a melhor em voz e responsabilidade (90,4%). No Brasil, o pior índice é em o cumprimento da lei (41,4%).

O relatório foi elaborado pelos economistas Daniel Kaufmann, Aart Kraay e Massimo Mastruzzi. "Um número considerável de países, mesmo na África, está mostrando que é possível fazer progressos significativos na governança num período de tempo relativamente curto", afirma Kaufmann.

"Estas melhorias são cruciais para a eficácia da ajuda e para um crescimento sustentado a longo prazo", diz o economista. De acordo com os autores do estudo, a corrupção movimenta anualmente um US$ 1 bilhão em todo o mundo.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.