quarta-feira, janeiro 16, 2008

Afinal, há mais uns que se calam agora...

Blog Timor Lorosae Nação
Terça-feira, 15 de Janeiro de 2008

LUSA É GATA ESCONDIDA COM RABO DE FORA
António Veríssimo

MAS QUE LUSA TÃO OBTUSA!

Lusa? "Jámais"! Mas quem diz que a Lusa está em Timor-Leste para nos informar?

Mas a Lusa estará de facto em Timor-Leste? Será que a Lusa prefere ser notícia por não noticiar? Será que vai para o Guiness por ser uma agência de notícias que bate o recorde do silêncio, não noticiando? Ou será que Lusa é marca de uma qualquer água choca mas não de agência de notícias? Ah, então é um lodaçal! Já desconfiava.

Deveríamos estar habituados aos silêncios da Lusa Notícias Chocas porque quando em Timor-Leste as coisas aquecem para o lado de Xanana e de Horta o silêncio fica como a alma do negócio e vira ouro.

A Lusa será uma gata com rabo de fora que se esconde, fecha os olhos e tapa os ouvidos só para poder alegar que "a leste nada de novo"?

Mas então o que é que a Lusa está a fazer em Timor-Leste? Ao serviço de Xanana e Horta? São eles que lhe pagam... ou somos nós, os portugueses desinformados?

Mas que Lusa tão obtusa!

Até parece que na realidade nada se passa em Timor que seja digno de nota. O que é que é isso de andarem a acusar o primeiro-ministro de ser o causador da "crise", do golpe de estado, das "caldeiradas" que redundaram em mortes e destruições? Quem? O primeiro-ministro Xanana? Oh, isso não é notícia!

Então o fulano ex-major, um malandro, grita lá das montanhas umas bacoradas e vamos noticiar? Não! Nós não somos desses!

A imprensa australiana noticiou? Foi? Oh! Mas eles lá sabem o que fazem, para Portugal isso não é notícia!

Alguma vez os portugueses quereriam saber que o Xanana os traiu? Que os decepcionou? Que até há em Timor-Leste quem afirme a pés juntos que o homem é causador de o país estar a ficar ingovernável? Que afinal não é assim tão flôr que se cheire e que provavelmente, quando o receberam em Portugal apoteoticamente, andaram a atirar pérolas a porcos? Os portugueses não podem saber disso! Ficariam doentes, muito doentes, muito desiludidos, muito tristes.
Poderiam até adoecer!

Claro... pois... porreiro, pá!

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.