sexta-feira, dezembro 07, 2007

Timor ainda tem 'desafios enormes', afirma missão da ONU

06-12-2007 19:46:15

Nova Iorque, 06 Dez (Lusa) - O Timor Leste se "recuperou bem da violenta crise" em que mergulhou em 2006, mas persistem ainda "desafios enormes a vencer", disse em Nova Iorque o chefe da missão enviada pelo Conselho de Segurança da ONU ao país asiático.

O embaixador da África do Sul, Dumisani Kumalo, liderou uma delegação com diplomatas da China, Congo, Indonésia, Rússia, Eslováquia e EUA, que entre 24 de novembro e 1º de dezembro visitou o Timor Leste para avaliar a situação local, a quatro meses do encerramento da atual missão das Nações Unidas.

"Os desafios da governança e o legado da violenta crise de 2006 e as suas conseqüências continuam a assombrar a liderança política do país e a afetar o povo timorense", afirmou o embaixador sul-africano na sua intervenção perante o Conselho de Segurança, citado em comunicado pela ONU na internet.

Durante a visita ao Timor Leste, a delegação das Nações Unidas contatou líderes timorenses, membros do governo e da oposição.

Panorama

Segundo Dumisani Kumalo, a situação de segurança no país asiático permanece calma e estável, embora frágil, devido às diferenças políticas entre os líderes timorenses, como na resolução da atual crise, a que se juntam o desemprego galopante e a pobreza.

A manutenção de cerca 100 mil desalojados distribuídos por 53 campos de acolhimento, majoritariamente instalados na capital Díli, também foi citada diplomata sul-africano como um dos desafios a vencer.

"A curto prazo, é crucial que o governo do Timor Leste, com o apoio das Nações Unidas e a comunidade internacional, trabalhe em conjunto para melhorar as condições de vida dos desalojados", afirmou.

"Apesar destes desafios, a delegação deixou o Timor Leste convencida que o país está na via para voltar a ser um país estável, pacífico e unido", disse Dumisani Kumalo.

O secretário-geral da ONU, Ban ki-Moon, visita o país asiático nos próximos dias 14 e 15, no âmbito da sua viagem ao continente asiático, tendo previsto encontros com os líderes políticos timorenses e uma intervenção perante o Parlamento, além de visitas a campos de refugiados.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.