quarta-feira, setembro 26, 2007

Dos Leitores

Comentário na sua mensagem "Dos Leitores":

Este comentário acima é profundamente violador da verdade dos factos. Rogério Lobato nunca em tempo algum tentou sair do país durante o processo judicial.

Quem escreveu só pode estar toldado pela impotência desumana de quem reflecte estar ressabiado.

Rogério Lobato só pecou por ser aquilo que sempre foi: impulsivo e ingénuo o quanto baste.

Rogério Lobato está doente, muito doente. Só quem tem mau fundo poderá acusar este cidadão timorense de pretender fugir à justiça. Aliás, Rogério Lobato poderia ter feito simplesmente aquilo que os protegidos de XG e RH fizeram: fugir da prisão. Hoje estaria em posição negocial? Não não estaria pois nunca serviu os interesses do seu compadre RH e jamais se ofereceu ao australianos.

Rogério poderia ter simplesmente ter feito o mesmo de Reinado e não o fez!

Poderia, Rogério Lobato, ter agido como Railós e Paulo Fátima Martins. Não o fez!

Rogério Lobato poderia tudo, mas não o quis! Hoje, depois de um golpe de Estado mal disfarçado, é dos poucos cidadãos exemplares de Timor-Leste. Já RH e XG não poderão dizer o mesmo.

Já agora, a actual ministra da Justiça, aquela que no estrangeiro se intitulava de presidente da Associação dos Advogados Timoresenses e da Ordem dos Advogados, foi uma das principais finaciadoras das bastas tentativas de criar instabilidade no país ao tenpo do primeiro governo constitucional.

Macau, através de célebres UDT's ali ainda residentes, e de outros bem abastados, tem a prova de como essa senhora, hoje ministra, ali pedia dinheiro para financiar manifestações em troca de "uma Nova Ordem" que traria benefícios a quem desse uma ajudinha financeira.

Em suma, ou em resumo: não há verdade que se esconda quando tem como capa a mentira!

3 comentários:

Anónimo disse...

Voce podem tentar enganar quem quiser mas a mim nao me engana com brincadeiras de palavras.

Rogerio Lobato nao tentou fugir durante o processo judicial porque certamente nao teve oportunidade.

Tenho a certeza maxima que todos os olhos em Timor estavam postos nos movimentos dele.

O que eu escrevi antes foi que Rogerio tentou fugir mesmo antes de ter sido acusado ou seja antes do processo judicial.

O facto inegavel e' que Rogerio Lobato foi impedido de embarcar um aviao rumo a darwin e o seu passaporte foi confiscado no aeroporto uns dias antes de ter sido posto em prisao domiciliaria.

Podem tentar negar o que quiserem mas esta verdade voces jamais conseguirao apagar.

E foi por causa dessa tentativa de fuga que o tribunal ordenou que permanecesse em casa (do estado) obviamente porque o tribunal temia que ele tentasse novamente evadir-se.

Porque um tribunal nao emite uma decisao dessas a nao ser que haja preocupacao de o suspeito evadir a lei ou tentar corromper a evidencia.

Quanto ao seu estado de saude nao venham com tretas. Rogerio Lobato nao esta muito doente como querem fazer acreditar.

A razao dada para a sua partida para a Malasia foi que o homem precisava de uma operacao ao coracao urgentemente porque corria risco de vida. Alegadamente apresentou um certificado de tres medicos a recomendar o seu tratamento no estrangeiro.

Agora ja sabemos que dos 3 medicos somente um (1 Cubano, so podia ser Cubano) recomendou isso enquanto que um medico Australiano assim como um medico Chines diziam que ele podia ser tratado em Timor.

Sabemos tambem agora que Rogerio nao precisava de uma operacao ao coracao coisa nenhuma. A operacao que ele teve (necessaria ou inventada) foi as costas.

Sabemos tambem que o governo da Fretilin deu-lhe 30.000USD para os seu tratamento e agora nem o ex ministro da justica quer responsabilizar-se por isso.

Sabemos tambem que Rogerio foi retirado da Prisao sem sequer satisfazer os procedimentos administrativos da prisao saiu de la como se ele fosse um hospede de um hotel ao inves de prisioneiro.

Issto meu caro e' a pura verdade inegavel.

Anónimo disse...

Caro Anónimo:

Já reparou nas contradições do seu discurso?

Se Rogério Lobato e a Fretilin tinham tanto poder e dinheiro, como se explica que não conseguissem evitar a sua prisão?

Acha que tem lógica estar à espera que Xanana fosse PM para mandar RL para o exterior? Não teria sido mais fácil "inventar" uma doença quando a Fretilin ainda estava no Governo?

Acha que tem lógica um juíz manter RL sob prisão domiciliária por recear a sua fuga quando era apenas arguido e já não recear a sua fuga agora, que está condenado e preso?

Se foi assim tão fácil "inventar" agora uma doença e "enganar" o juíz, o que teria impedido RL de fazer o mesmo durante o Governo Fretilin, com muito mais facilidade?

Acha que "todos os olhos de Timor" iriam impedir um juíz de autorizar a saída de RL, como não impediram agora?

Conjecturas à parte, o facto é que RL não fugiu. E Reinado, Rai Los & Cia. continuam fugidos e "congelados" (devem estar no Ramelau, coitados) com salvos-condutos ou guias de marcha de XG e RH, desde que começou esta bincadeira, em Maio do ano passado.

O busílis aqui é que aqueles que não queriam deixar RL sair do país são os mesmos que andam a proteger Reinado e impedem a sua captura. Que moral existe nisto tudo?

Pode haver dois pesos e duas medidas? Não. Por isso mesmo eu acho que RL devia mesmo fugir e não voltar à prisão, pelo menos enquanto os bandidos do Reinado & Cia. não forem engavetados.

Se a doença dele for inventada, eu acho que fez muito bem. Ou você acha que só o Reinado é que tem o direito a ser chico-esperto?

Não brinque com coisas sérias.

Anónimo disse...

Caro comentador,
Dizer que o Rogério Lobato é dos poucos cidadãos exemplares de Timor-Leste, nem vale a pena comentar. É porque a Fretilin deve ser composto por pessoas medíocres e da pior espécie, mas não creio que seja verdade. Esta afirmação deve ser uma brincadeira de mau gosto, porque o Rosério Lobato é dos piores timorenses que já conheço.
Enviado por:
"O Realista"

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.