quarta-feira, agosto 29, 2007

Empresa estatal chinesa constrói novo hospital timorense

Diário Económico
Quarta, 29 de Agosto de 2007

A construtora estatal chinesa China Metallurgical Construction vai construir o novo hospital de referência timorense no distrito de Suai, fronteiro à Indonésia, disse hoje o embaixador de Timor-Leste em Pequim, Olímpio Miranda Branco.

"O governo timorense abriu um concurso público internacional e as empresas chinesas foram as que ofereceram melhores condições," disse o embaixador timorense, citado pela Lusa.

O grupo China Metallurgical Construction é uma das maiores empresas estatais chinesas, debaixo do controlo directo do governo central do país e foi a 35ª empresa estatal mais lucrativa em 2006, segundo informações da página do grupo na Internet.

"A empresa foi contratada localmente e vinha já participando em obras de pequeno vulto em Timor-Leste desde há cinco anos, " afirmou Olímpio Miranda Branco.

O hospital de Suai é um projecto financiado na íntegra pelo Orçamento de Estado timorense, parte da política de reabilitação da rede hospitalar de Timor-Leste, que prevê a construção de seis hospitais de referência em todo o país, responsáveis pela prestação de cuidados secundários e cirúrgicos.

Além da China Metallurgical Construction, também a empresa chinesa Shandong Foreign Economic and Technical Cooperation está presente no sector da construção civil de Timor-Leste, com a construção do novo edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros do país, em Díli, uma obra financiada pelo governo chinês.

A China tem colaborado na reconstrução de Timor-Leste, financiando projectos como a construção do Palácio Presidencial e a formação de quadros civis.

Só em 2007, mais de 100 quadros timorenses receberam formação na China, segundo dados da embaixada timorense em Pequim.

Em 2005, o comércio entre a China e Timor-Leste foi de 1,27 milhões de dólares (937 mil euros) correspondentes na totalidade à venda de produtos chineses para o mercado timorense, sendo que de Janeiro a Julho de 2006, segundo estatísticas da embaixada de Timor-Leste em Pequim, este volume deu um salto superior a dez vezes, com as trocas comerciais a atingir os 13,37 milhões de dólares (9,79 milhões de euros).

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.