quarta-feira, julho 04, 2007

"La Sama" propõe "gabinete nacional"

LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
4.07.2007

O presidente do Partido Democrático (PD), Fernando "La Sama" de Araújo, propôs hoje a constituição de um "gabinete de unidade nacional" entre os partidos com assento no novo Parlamento para discutirem a formação do governo.

"Nenhum dos partidos vai aproximar-se dos 50 por cento de votos e estão até muito longe disso", explicou o presidente do PD, justificando "a necessidade de atingir um consenso nacional"."Se avançamos com a hipótese de fazer coligação aqui ou ali, isso não vai resolver o problema porque um (partido) estará no governo e outro na oposição com uma posição muito dura", considerou Fernando "La Sama" de Araújo."

Já houve uma divisão muito significativa na sociedade timorense e houve ataques durante a campanha entre os partidos e agora devemos recuar e pensar", recordou.

O gabinete de unidade nacional "não é chamar indivíduos, é chamar os partidos a discutir e pensar em conjunto a formação do governo, sempre com a proporcionalidade", explicou também o presidente do PD."

Os partidos devem partilhar o poder nos próximos cinco anos", discutindo a formação do novo governo "dentro da proporcionalidade dos resultados", acrescentou."

A realidade é que todos lutámos durante a campanha eleitoral e ninguém conseguiu o seu objectivo de ter pelo menos 50 por cento", acrescentou Fernando "La Sama" de Araújo no final de uma conferência de imprensa.

Fernando "La Sama" de Araújo afirmou que não tem "preferência" por quem deve ser o próximo primeiro-ministro, porque "isso compete aos dois grandes (partidos) escolher".

"A Fretilin tem o direito de propor quem quiser, nós somos apenas o quarto partido", respondeu Fernando "La Sama" de Araújo quando interrogado sobre se concordaria com o secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, na chefia do IV Governo Constitucional.

A última actualização da contagem nacional das legislativas timorenses de 30 de Junho, feita pela Comissão Nacional de Eleições às 15:00 (07:00 em Lisboa), dá 28,6 por cento dos votos à Fretilin e 22,8 por cento dos votos ao Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT).O PD aparece como o quarto partido mais votado, atrás da coligação entre a Associação Social Democrática Timorense (ASDT) e do Partido Social Democrata (PSD).

Fernando "La Sama" de Araújo reconheceu que, "comparando com as eleições presidenciais, o PD sofreu uma grande queda"."É a expressão da vontade popular e aceitamos isto".

Fernando "La Sama" de Araújo admitiu que a diferença entre a sua votação nas presidenciais de 09 de Abril, que foi de 19,1 por cento, e a votação provisória do PD nas legislativas de 30 de Junho ficou a dever-se à fuga de votos em favor do CNRT.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei das palavras sensatas de Lasama. Espero que outros líderes sigam o seu exemplo, pois já é tempo de parar com a palhaçada e começar a trabalhar.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.