domingo, maio 27, 2007

Timor: UE dá 63 M€ para projectos de desenvolvimento

Diário Digital / Lusa
25-05-2007 13:58:00

A União Europeia vai atribuir 63 milhões de euros a Timor-Leste para apoiar programas de desenvolvimento naquele país asiático, anunciou hoje o representante especial do secretário-geral da ONU para Timor-Leste em Lisboa.

O anúncio foi feito por Atul Khare no final de uma audiência com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, tendo o diplomata indiano sublinhado a importância que Timor-Leste tem para «os 27».

Atul Khare falando em nome do novo Presidente timorense, José Ramos-Horta, adiantou também ter convidado o presidente da CE a visitar Timor-Leste, à semelhança do que já fizera com o primeiro-ministro português, José Sócrates, cujas datas serão definidas através dos canais diplomáticos próprios.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em 06.02.2007, conforme relatava o Público “(…) Actualmente estão a ser programados (pela CE) projectos no valor de cem milhões de euros. No futuro, espera-se o reforço das iniciativas europeias também a nível político. (…)”

Agora, pouco mais de três meses depois, pela voz do pró-cônsul Khare, afinal a verba reduziu-se para apenas 63 milhões. Isto é a um ritmo de menos 12 milhões por mês. Mas apesar disto ele ficou “satisfeitíssimo”! Será que quer o Governo, quer o Parlamento de Timor-Leste compartilham desta satisfação? Será que não irão esclarecer tão estranho emagrecimento da ajuda junto da própria Comissão Europeia? Espero bem que sim.

Deixo o link da notícias para poderem confirmar:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1284814&idCanal=18

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.