domingo, maio 27, 2007

Timor-Leste: Rogério Lobato pediu demissão da vice-presidência da FRETILIN – Alkatiri

Lusa - 26-05-2007 17:55

Díli - O ex-ministro do Interior de Timor-Leste Rogério Lobato pediu por carta a demissão da vice-presidência da FRETILIN, confirmou hoje à Lusa o secretário-geral do partido e ex-primeiro-ministro, Mari Alkatiri.


"A demissão foi apresentada por carta e apreciada no domingo passado" pelas estruturas dirigentes da FRETILIN, acrescentou Mari Alkatiri em declarações à Lusa, sábado à noite (início da tarde em Lisboa).

Sobre as razões da demissão do antigo ministro, Mari Alkatiri adiantou apenas que é uma consequência natural de Rogério Lobato estar na prisão, onde cumpre uma pena de sete anos e meio.

O Tribunal de Recurso confirmou a 10 de Maio - um dia após a segunda volta das eleições presidenciais - o acórdão de 7 de Março de um colectivo de juízes que condenou Rogério Lobato à prisão, num processo aberto por recomendação da Comissão Especial Independente de Inquérito aos eventos de Abril e Maio de 2006.

A justiça timorense condenou Rogério Lobato, fundador das FALINTIL em 1975, pela distribuição de armas a civis durante a crise de há um ano, que culminou na queda do I Governo Constitucional, dirigido por Mari Alkatiri.

No mesmo dia 10 de Maio, Rogério Lobato foi conduzido à prisão de Becora, em Díli.

Mari Alkatiri, que falou à Lusa já depois de terminar a convenção do Grupo Mudança da FRETILIN às 23:00 (15:00 em Lisboa), onde ele foi o principal alvo das críticas e da declaração política aprovada, afirmou que não acompanhou o encontro dos seus contestatários.

"Nem me preocupo com isso", declarou.

O ex-primeiro ministro confirmou que teve hoje uma "reunião de estratégia" com dirigentes da FRETILIN, no bairro central de Vila Verde, para definir as linhas da campanha para as legislativas de 30 de Junho.

A reunião estava marcada para a sede do Comité Central da FRETILIN mas "não pôde realizar-se lá porque já estava marcada uma reunião da OJETIL", a organização de juventude do partido.

Eládio Faculto, presidente da OJETIL, afirmou à Lusa que "a prioridade da reunião de hoje foi discutir como ganhar as legislativas e analisar qual é a desvantagem e a fraqueza da FRETILIN".


"O que debatemos foi como é que a FRETILIN teve uma derrota na primeira campanha das presidenciais", acrescentou o líder da OJETIL quando questionado sobre se a organização tem divergências políticas com a actual direcção da FRETILIN.

PRM-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.