terça-feira, maio 08, 2007

Timor-Leste: Xanana diz estar farto da presidência

TVI – 2007-05-07 20:34

O presidente de Timor diz que se limitou a fazer oposição ao governo da Fretilin.

Xanana conta os dias que faltam para abandonar o Palácio das Cinzas. Para trás, cinco anos em vão na presidência da República da mais jovem nação no mundo. Xanana diz que sai, farto, e por isso criou um partido que tenta participar no desenvolvimento de Timor.

O partido é o CNRT, agora chamado Congresso Nacional de Reconstrução de Timor. No novo partido o lema é «libertámos a pátria, libertemos o povo», ou, por outras palavras, libertemos Timor da corrupção.

A culpa da crise em Timor-leste é da Fretilin, diz Xanana, que se reconhece impotente para resolver o que quer que seja.

A maior frustração para Xanana é a falta de desenvolvimento económico de Timor-leste, um país onde o nível de vida é tão caro que afugenta qualquer investidor.

Às portas da segunda volta para as presidenciais, não esconde o seu desprezo por Lu-Olo, o candidato da Fretilin. Ao contrário, é com entusiasmo que apoia Ramos Horta, já a pensar num futuro cenário de coabitação: Xanana como primeiro-ministro entender-se-ia às mil maravilhas com Ramos Horta na presidência.

Xanana Gusmão prepara-se para se candidatar à chefia do próximo governo de Timor-leste. as eleições legislativas são a 30 de Junho.

4 comentários:

Anónimo disse...

A CULPA NAO E DA FRETLIN MAS E TUA XANANA.
NAO VENHAS COM MENTIRAS.

Anónimo disse...

Sempre dissimulado, sempre aldrabão, sempre mentiroso e pensa ele que se safa sempre?

Anónimo disse...

Este individuo depois de tudo ganhou uma cabeca e um miolo de galinha!

Anónimo disse...

Tão amigos que eles eram. Xanana e Lu-olo. RH e Alkatiri.
Tanta força que tinham quando lutavam pelo mesmo objectivo.
E a população vê a sua situação degradar-se de dia para dia. Se querem culpar Xanana e RH dessa situação, continuem. Se querem isentar os governantes da FRETILIN, continuem.
Mas são os timorenses pobres que continuam a comer o pó que estes homens lhes atiram à cara.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.