terça-feira, maio 08, 2007

Dos Leitores

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Perfis dos candidatos presidenciais, "Lu Olo" e Ra...":

"Do programa de José Ramos-Horta constam várias medidas directamente dirigidas à Igreja católica, supostamente um dos seus apoios eleitorais: desde a inclusão de referências mais explícitas a Deus na Constituição, ou a atribuição de um subsídio anual de dez milhões de dólares a instituições religiosas"

"Do programa de José Ramos-Horta constam várias"... fantasias, para não lhes chamar outra coisa, mas que podem ser levadas a sério pelos ingénuos.

O Presidente não tem poderes para alterar a Constituição nem atribuir subsídios.

Isto é pior do que comprar votos. É comprá-los sem poder pagar...

5 comentários:

Anónimo disse...

Ramos-Horta considera que a sua eleição será "o princípio do fim da Fretilin"
08.05.2007, Jorge Heitor
O novo chefe de Estado toma posse no dia 20 de Maio e a 27 principia a campanha para as legislativas, a realizar no fim de Junho e a que concorre uma lista liderada por Xanana Gusmão
A poucas horas da segunda volta das eleições presidenciais timorenses, que amanhã decorrem (abrindo as urnas quando em Lisboa ainda estiver a começar a madrugada), o primeiro-ministro José Ramos-Horta escreveu ontem na sua página da Internet que "o Governo da Fretilin enfrenta o início do fim de uma era de instabilidade e de corrupção". De acordo com este candidato, "meia década de um regime déspota está a desintegrar-se". Mas, consultado pelo PÚBLICO, um dos seus actuais apoiantes, o presidente da União De-
mocrática Timorense (UDT), João Carrascalão, considerou que a eventual vitória de Ramos-Horta "poderá não alterar muito o panorama político timorense, se os diferentes partidos não tiverem uma visão mais profunda".
E muita coisa dependerá, sim, da forma como depois se processarem as legislativas de 30 de Junho, para as quais a campanha principia em 27 de Maio, sete dias depois da tomada de posse do sucessor de Xanana Gusmão.
"Em menos de um ano como primeiro-ministro, Ramos-Horta foi ca-
paz de reactivar o diálogo com a Igreja, o Exército, a polícia e o povo, ao mesmo tempo que se mantinha firme contra um governo hostil da Fretilin" (de que ele era, aliás, formalmente o chefe), diz o texto em inglês que foi colocado no site do próprio, que em 1996 foi um dos galardoados com o Nobel da Paz.
João Carrascalão, um dos candidatos que não conseguiram passar à segunda volta, "não tem dúvidas" de que Ramos-Horta irá vencer amanhã por "margem folgada" o presidente da Fretilin e do Parlamento, Francisco Guterres, "Lu Olo", apesar de este ter sido o mês passado o mais votado, com 27,89 por cento dos votos expressos.
Interferência australiana
A candidatura de "Lu Olo" queixou--se de que, por mais de uma vez, na semana final da campanha, se sentiu intimidada pela proximidade de helicópteros e tanques australianos.
O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, escreveu mesmo a esse respeito ao comandante das tropas da Austrália destacadas no país, mas o brigadeiro Mal Rerden investigou o caso e concluiu que o mais próximo que os seus homens haviam estado de um comício, na localidade de Ainaro, fora "cerca de 50 metros".
Existem 1140 novos eleitores, cidadãos que completaram 17 anos desde há um mês, segundo contou à Lusa o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral. E por isso é possível que o total dos votos expressos ultrapasse amanhã os 427.198 de Abril, representativos de 81,69 por cento dos timorenses então inscritos.
Depois, nas legislativas, a grande novidade vai ser a presença de uma lista a apresentar pelo Conselho Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), recentemente criado e que tentará que o seu líder, o Presidente cessante Xanana Gusmão, venha a ser primeiro-ministro, de acordo com uma estratégia elaborada com José Ramos-Horta, que em 1989 abandonou as fileiras da Fretilin.
http://jornal.publico.clix.pt/UL/

Anónimo disse...

Prostituição aumenta em Díli
Público, 08.05.2007

A polícia e o pessoal administrativo das Nações Unidas estão a violar a política de tolerância zero para com os abusos sexuais em Timor--Leste, denunciou ontem o jornal australiano The Age, segundo o qual uma dezena de bordéis teria aberto recentemente em Díli, com veículos da ONU quase todas as noites lá parados à porta. Prostitutas adolescentes juntam--se ao entardecer frente a um hotel da zona marginal e carros das Nações Unidas podem ser vistos a recolhê-las, acrescentou o autor da reportagem.
http://jornal.publico.clix.pt/UL/

Anónimo disse...

CNE tem a máquina eleitoral mais operacional e eficaz
Jornal de Notícias, 08/05/07

Opresidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) timorense acredita que, amanhã, a segunda volta das presidenciais (entre Ramos-Horta e "Lu Olo") decorrerá de forma mais eficaz, reconhecendo que a primeira volta revelou, sobretudo, impreparação dos eleitores e dos técnicos eleitorais.

"Não podemos generalizar alguns problemas e duvidar do processo. Temos é de fazer o máximo esforço para assegurar a credibilidade deste processo no seu todo", afirmou Faustino Cardoso, em entrevista à Lusa.

O responsável afirmou, contudo, que as presidenciais timorenses estão a decorrer de forma "transparente" e a reflectir a "vontade popular".

Faustino Cardoso explicou que alguns técnicos eleitorais "não estavam esclarecidos sobre as suas funções, competências e responsabilidades", razão pela qual a CNE enviou ao Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), que gere todo o processo, "notificações para melhorar a formação do pessoal".

Também o director do STAE reconhece a "fragilidade técnica" das equipas nas assembleias de voto, mas rejeita as acusações de fraude ou manipulação feitas por vários candidatos aquando da primeira volta.

"Não somos políticos, somos técnicos. Não temos capacidade política", afirmou Tomás Cabral, referindo que o STAE "aceita a validação dos resultados pelo Tribunal de Recurso, que é quem diz que não existiu manipulação ou fraude".

"Existiram erros no preenchimento das actas e na aceitação de códigos pela base informática de apuramento distrital. Mas haver manipulação e fraude, onde?", pergunta Tomás Cabral, sobre as queixas de candidatos derrotados na primeira volta.

Entretanto, o presidente da CNE revelou ontem que a Fretilin "não apresentou" qualquer queixa ou prova de que José Ramos-Horta tenha comprado votos na primeira volta das presidenciais.

"Até agora, a CNE não recebeu qualquer carta protesto apresentada pela Fretilin, incluindo também o vídeo" que disseram ter como prova, afirmou Faustino Cardoso.

O secretário-geral adjunto da Fretilin, José Reis, afirmou que o partido possuía provas em depoimentos vídeo que Ramos-Horta tinha comprado votos.

Wiranto admite envolvimento
O antigo chefe das Forças Armadas da Indonésia, general Wiranto, admitiu que "alguns" dos seus homens "podem ter estado envolvidos" nos sangrentos incidentes que se registaram em Timor-Leste antes e depois do referendo de autodeterminação de 1999.Citado hoje pelo diário "The Jakarta Post", Wiranto, que expôs a sua versão dos acontecimentos de 1999 na Comissão da Verdade e Amizade, negou, nesse sentido, que os militares presentes na ocasião em Timor-Leste tenham cometido "violações graves aos Direitos Humanos".Pelo contrário, afirmou, a "carnificina" então ocorrida foi provocada pelo "longo conflito interno" no território que foi ocupado pela Indonésia desde 1975."Estas foram as únicas acções dos militares. Mas não foram baseadas em ordens. Isso não foi planeado e foi apenas o comportamento de alguns soldados. É uma responsabilidade individual, uma vez que o Exército indonésio não tomou posição porr nenhuma das partes", afirmou Wiranto na Comissão.

http://jn.sapo.pt/2007/05/08/mundo/cne_a_maquina_eleitoral_mais_operaci.html

Anónimo disse...

"Petróleo só pagará em 2012"
Diário de Notícia, 08/05/07

João Fonseca

São Tomé e Príncipe, como Timor, tem petróleo e não tem dinheiro.

É, de facto, idêntica a situação destes dois países pobres. São Tomé e Príncipe soube da possibilidade de ter petróleo em 1999 (e foi grande a expectativa), mas ainda estamos numa fase inicial do processo. Não nos atrasámos, mas tivemos de cumprir etapas próprias do processo, a começar pela delimitação da nossa Zona Económica Exclusiva.

Com negociações nem sempre fáceis.

Com alguns vizinhos, como o Gabão e a Guiné Equatorial, foi fácil, mas surgiram problemas com a Nigéria, com que acabamos por acordar a criação de uma zona de exploração conjunta, na fronteira marítima dos dois países. Os recursos petrolíferos e oleicos ali existentes irão ser partilhados na proporção de 60 para a Nigéria e 40 para São Tomé. Só depois foi possível avançar com a divisão da área em blocos e o lançamento de concursos.

E para quando resultados práticos: petróleo e dinheiro?

Dinheiro só lá para 2012 e não antes. Até lá temos de continuar a resolver os problemas sem ele.

Recorrendo, designadamente, ao cacau, cuja produção tem, entretanto, diminuído.

O cacau já representou mais de 90% das nossas exportações e hoje equivale a apenas três a quatro por cento do nosso orçamento (cerca de 3,5 milhões de dólares). A divisão, nos anos 90, de roças em pequenas parcelas, enquanto forma de complemento do rendimento familiar, contribuiu para baixar consideravelmente a produção. Além disso as plantações estão velhas e precisam de ser renovadas. São Tomé e Príncipe não pode concorrer em quantidade, mas em qualidade; e também através do cultivo biológico, que está a crescer. Mas temos de aumentar a produção e vamos fazer reformas, designadamente, para agregar a uma propriedade nuclear, com mais de dez hectares, pequenas propriedades, concentrando tecnologia, recursos financeiros e assistência técnica. E queremos, por outro lado, continuar a investir na baunilha e pimenta, recentemente introduzidos.

E o turismo?

O turismo pode ser fundamental para o desenvolvimento do país. Temos condições naturais muito boas, mas faltam infra-estruturas e não só hoteleiras. Somos um dos países africanos com melhor cobertura de energia eléctrica, mas há ainda problemas muito sérios neste sector, como, por exemplo, no tratamento e distribuição de água e nas vias de comunicação. Temos ainda de investir muito para termos um turismo de qualidade, como se pretende, e, naturalmente, para melhorar as condições de vida da população. Além disso, a nossa situação geográfica permite que apostemos na prestação de serviços. E é nessa perspectiva que criámos duas zonas francas, uma na ilha de São Tomé, outra na do Príncipe.|

http://dn.sapo.pt/2007/05/08/internacional/petroleo_pagara_2012.html

Anónimo disse...

Correio da Manhã, 2007-05-08 - 00:00:00

Ramos-Horta
Fretilin sem queixa formal

O presidente da Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste, Faustino Cardoso Gomes, afirmou ontem que a Fretilin não apresentou qualquer queixa ou prova de que José Ramos-Horta tenha comprado votos na primeira volta das presidenciais. A segunda volta realiza-se amanhã.

Até agora, a Comissão Nacional de Eleições não recebeu qualquer carta de protesto apresentada pela Fretilin”, declarou Faustino Gomes, referindo-se também a um vídeo que, segundo o secretário-geral adjunto do partido, José Reis, serviria como prova de que Ramos-Horta teria comprado votos na primeira volta. Antes da segunda volta, sobressai um desejo comum – a paz. Quem o salienta é Anita Ximenes, de 48 anos, refugiada, que apenas pretende regressar a casa. “Não me interessa quem será eleito presidente. Só peço que tenha um programa claro para os refugiados”, afirmou Anita, esperançada na paz. A segunda volta, que registou uma campanha mais agressiva, realiza-se amanhã, opondo Francisco Guterres (‘Lu Olo’) a Ramos-Horta.

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=241538&idselect=91&idCanal=91&p=200

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.