quarta-feira, maio 02, 2007

Ramos Horta manterá relações com países comunistas se for eleito

EFE – 2 de Maio de 2007, 00:35
Díli - O ex-primeiro-ministro interino do Timor Leste, José Ramos Horta, declarou hoje à Efe que manterá a cooperação com os países comunistas, inclusive Cuba e Coréia do Norte, se vencer o segundo turno das eleições presidenciais, dia 9 de maio.

"Estabelecerei uma forte relação com países que adotam sistemas socialistas e comunistas, como Cuba, China, Coréia do Norte e Vietnã", disse Ramos Horta, após um comício em Díli, a capital do país. Ele defendeu o envio de estudantes timorenses a Cuba. Atualmente, médicos cubanos trabalham na assistência à saúde na ex-colônia portuguesa.

O candidato afirmou que, no seu Governo, o Timor não vai interferir nas políticas dos outros países, mas denunciará os abusos contra os direitos humanos por parte de Governos ditatoriais.
Ramos Horta recebeu hoje o apoio de várias formações políticas, de representantes da Igreja Católica, e de grupos juvenis e esportivos.

O Prêmio Nobel da Paz de 1996 enfrenta Francisco Guterres, candidato do partido governamental Fretilin.

4 comentários:

Anónimo disse...

"no seu governo..."

Após 1001 promessas mirabolantes não cumpridas durante os 9 meses de Governo em que não fez nada como 1º Ministro, RH anuncia novas promessas se for eleito Presidente.

Ramos Horta parece ainda não ter percebido (ou faz que não percebe) que está concorrendo ao cargo de Presidente. Ora este órgão de soberania não tem funções executivas: não tem nenhum Governo, não governa nem define a política externa do País.

Mas... uma coisa não percebi. Então Alkatiri era tão criticado - e até apelidado de comunista - por mandar estudantes para Cuba e agora RH é aplaudido por esses mesmos críticos ao dizer que defende "o envio de estudantes timorenses a Cuba" e que quer estabelecer "uma forte relação com países que adotam sistemas socialistas e comunistas"?

Anónimo disse...

Do Ramos-Horta espera-se tudo. Ele é amigo pessoal de todos os lideres do Mundo. Não se admirem se tb.disser que era amigo do Mao Tse Tsung a quem enviava mensagens de telemovel.

Anónimo disse...

Cuba tentou ser tão colonizadora como Portugal. Não se esqueçam que depois de 1975 forma a correr "ajudar" Angola e contribuir para o prolongamento da guerra ness aparte do globo. Pode ser que tenham aprendido ou simplesmente estão a ser honestos naquilo que dizem. Mas, nunca se sabe...

Anónimo disse...

Foi a África do Sul (a do vergonhoso apartheid) e mercenários anglo-saxónicos que entraram por Angola dentro extremamente bem armados e equipados a "ajudaram" a UNITA a invadir Angola mas a quem respondeu ao pedido de ajuda do legal e legítimo governo soberano de Angola é que chama "colonizadores"? Deve acreditar então que o Howard é o pai Natal.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.