quarta-feira, maio 02, 2007

Gusmão pede que candidatos à Presidência evitem agressões

EFE – 2 de Maio de 2007, 04:36

Díli - O presidente do Timor Leste, Xanana Gusmão, pediu hoje aos dois candidatos que concorrem no segundo turno das eleições presidenciais, José Ramos Horta e Francisco Guterres, que deixem de recorrer aos insultos pessoais e não aumentem a divisão política no país.

"Só tenho mais uma semana como presidente. Portanto, peço que meus dois irmãos sejam um poder de união e não de divisão", disse Gusmão numa entrevista coletiva em Díli.

Gusmão, falando no idioma local tétum, acrescentou que o país precisa mais do que nunca da união de todos para consolidar as estruturas democráticas.

"Este povo sofreu décadas de dominação colonial. Agora seria injusto sofrer de novo, quando tem em suas mãos a preciosa liberdade", acrescentou o presidente.

Ele pediu também aos partidos políticos do Timor uma campanha pacífica durante as eleições legislativas de 30 de junho. Gusmão vai disputar o cargo de primeiro-ministro liderando seu novo partido, o Congresso Nacional para a Reconstrução do Timor-Leste.

5 comentários:

Anónimo disse...

Logo o Xanana que é o último Timorense com autoridade moral para pregar a paz e a união, ele que desde o início fomentou a má língua e as jogadas porcas contra o legítimo governo da Fretilin, ele que indecendemente pediu a resignação do Mari Alkatiri, ele que tentou dividir a Fretilin e ele que não hesitou em deitar mão à crise e à violência para ganhar vantagem política para as próximas eleições parlamentares. Ele que tem na consciência as quase duas centenas de milhares de desalojados, as milhares de casas e comércios destruídos, as dezenas de mortes e as centenas de feridos que as suas malévolas acções originaram.

Ele que abusou do cargo para como PR em discursos à nação fomentar o ódio contra a maioria dos cidadãos Timorenses - os apoiantes da Fretilin!

É preciso ter topete para agora vir pregar a união quem desuniu, continua e quer continuar a desunir.

Anónimo disse...

Sim. Xanana sabe ser muito hipócrita, quando quer. Porque não "pede" ele a RH que pare de interferir na Justiça e de negociar votos com Lasama a troco do "esquecimento" de Reinado?

Anónimo disse...

Margarida,
Isto de governo legitimo da FRETILIN faz-me rir. Podia ser legal porque os espertalhões conseguiram incluir na lei eleitoral da assembleia constituinte para se transformarem em Parlamento Nacional, mas legitimo, me desculpe, nem pensar...

Anónimo disse...

Criaste a crise agora vens pregar a paz es hipocrita deste papinha ao Tara pagaste pensao ao Alfredo e abrasaste o Railos nunca soubeste o que era a paz gosta a violencia

Anónimo disse...

Por “espertalhões” está-se a referir à Assembleia Constituinte, ao Xanana, à ONU? Afinal se todos estiveram de acordo – e como sabe estiveram – é legal e legítimo. Não tem volta a dar-lhe.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.