quarta-feira, maio 09, 2007

Começou votação para a sucessão de Xanana Gusmão

Notícias Lusófonas
9.05.07
Timor Lorosae

As mesas de voto para a segunda volta das eleições presidenciais em Timor-Leste abriram hoje às 23:00 de Lisboa (07:00 de quarta-feira em Díli), para que cerca de meio milhão de eleitores escolha o sucessor de Xanana Gusmão.

À segunda volta apresentam-se os candidatos José Ramos-Horta, independente e primeiro-ministro, e Francisco "Lu Olo" Guterres, apoiado pela Fretilin e presidente do Parlamento, que foram os mais votados na primeira votação, a 09 de Abril último.

A votação presidencial vai decorrer entre as 07:00 (23:00 de terça-feira em Lisboa) e as 16:00 (08:00 em Lisboa) com cada um dos 524.073 eleitores - mais 1.140 do que na primeira volta - a poderem votar em qualquer ponto do país.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já garantiu que a distribuição de todo o material necessário à realização das eleições foi concluída e que estão garantidas as condições de segurança graças à "cooperação" entre as forças internacionais e a polícia timorense.

Segundo a CNE, foram impressos mais 20 por cento de boletins de voto do que o número total de eleitores, divididos por 504 centros de votação.

O processo de transporte e distribuição distrital de todo o material eleitoral foi acompanhado pelas forças internacionais de segurança estacionadas em Timor-Leste, incluindo o sub-agrupamento Bravo da GNR, português, encarregues de garantir a segurança de todo o processo numa acção concertada com a Polícia Nacional de Timor-Leste.

Uma equipa de cerca de 4.000 pessoas vai trabalhar directamente nos 504 centros de votação, com 705 estações de voto, e serão apoiados por um total de 224 viaturas para deslocações nos distritos.

Na primeira volta das presidenciais, com um total de oito candidatos, votaram 427.198 pessoas, 81,69 por cento do total dos eleitores.

Segundo os resultados oficiais, "Lu Olo" foi o mais votado, ao recolher 112.666 votos (27,89 por cento), contra Ramos Horta, escolhido por 88.102 eleitores (21,81 por cento).

"Lu Olo", além da Fretilin, conta com o apoio de Manuel Tilman (Partido Kota - 16.534 votos - 4,09 por cento), o único dos seis candidatos que não passaram à segunda volta a apoiá-lo.

Ramos Horta, por seu lado, conta com o apoio dos restantes cinco candidatos, entre eles o de Fernando "Lasama" Araújo, líder do Partido Democrático (PD), que ficou no terceiro posto na votação de 09 de Abril, recolhendo 77.459 votos (19,18 por cento).

Os restantes candidatos perdedores que apoiam Ramos-Horta são Francisco Xavier do Amaral (apoiado pela ADST - 58.125 votos - 14,39 pc), Lúcia Lobato (PSD - 35.789 votos - 8,86 pc), Avelino Coelho ("Shalar Kosi F. F." - 8.338 votos - 2,06 pc) e João Carrascalão (ÚDT - 6.928 votos - 1,72 pc).

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.