segunda-feira, abril 23, 2007

Timor-Leste: Campanha começa com candidatos pouco activos

Diário Digital / Lusa
22-04-2007 10:37:51

A campanha eleitoral da segunda volta das eleições presidenciais em Timor-Leste começou hoje, mas nas ruas da capital a vida decorre normalmente e os sinais de período eleitoral são praticamente inexistentes.

Os eleitores timorenses voltam a ser chamados às urnas a 09 de Maio para decidir entre José Ramos-Horta e Francisco Guterres «Lu Olo» quem irá ocupar a chefia do Estado que Xanana Gusmão deixará vaga a 20 de Maio.

Apesar do início da campanha, apenas «Lu Olo» esteve reunido com jovens esta manhã.
Já José Ramos-Horta, depois de sábado conseguir o apoio dos candidatos Lúcia Lobato e Xavier do Amaral, afastados à primeira volta da corrida presidencial, esteve em Lospalos em funções de primeiro-ministro num encontro de juventude e apenas segunda-feira inicia a sua campanha, depois de ter passado a chefia do Governo para o primeiro vice-primeiro-ministro Estanislau da Silva.

Até 06 de Maio, três dias antes da votação, os dois candidatos vão esgrimir argumentos e tentar cativar os votos populares das outras candidaturas necessários para a vitória final.

Com uma diferença na primeira volta de 25.564 votos a favor de «Lu Olo», o candidato da Fretilin, a eleição presidencial irá decidir-se nas declarações de apoio dos seis candidatos que foram eliminados na primeira volta ou na capacidade de Ramos-Horta e Francisco Guterres de cativar esse eleitorado.

Francisco Guterres «Lu Olo», 53 anos, é natural de Ossú, Viqueque, na costa sul, desempenha o cargo de presidente do Parlamento Nacional e é o candidato da Fretilin, partido de que é presidente desde Julho de 2001.

Ramos-Horta tem 58 anos, é natural de Díli e assumiu o cargo de chefe do Governo em Junho de 2006 após a demissão de Mari Alkatiri depois de ter sido seu ministro dos Negócios Estrangeiros desde 2002.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.