segunda-feira, abril 23, 2007

Lu Olo: “Juventude de Timor-Leste, esta é a vossa hora."

Francisco Guterres Lu Olo para Presidente

“Eu Serei o Presidente de Todos e para Todos”
Comunicado de Imprensa

Domingo, 22 de Abril de 2007


O Candidato da FRETILIN para as eleiçoes presidenciais, Francisco Guterres LuOlo comprometeu-se hoje a criar um Gabinete de Apoio da Juventude para dar uma maior voz aos Jovens na governação de Timor-Leste. “A juventude terá um lugar central na minha presidência, estabelecendo um Gabinete para Apoio da Juventude, nacional, apartidário e inclusivo, com funcionários jovens,” disse LuOlo.

Falando hoje em Dili, LuOlo declarou o seu compromisso enquanto dirigindo as suas saudações a juventude que se tem ajuntado em Lospalos para celebrar o evento “Cruz Joven”. “O encontro Cruz Jovem, em Lospalos, com jovens de todo o pais é um exemplo maravilhoso de jovens que se juntam em paz e harmonia, para celebrar a sua fé e os seus valores." "Esta é também uma oportunidade para o nosso país reconhecer a enorme contribuição que a nossa juventude deu para alcançar a nossa independência.

A Juventude tem todo os direitos de partilha da paz e prosperidade do pais, não só no futuro, mas sim também nos dias de hoje, agora."

Lu Olo também disse que estava pessoalmente em dívida para com a juventude deste país. "Enquanto estivemos a lutar nas montanhas, foi a juventude nas cidades e nas vilas que nos ajudaram e apoiaram. Sem a juventude não teríamos independência." "Nós precisamos trabalhar em conjunto, novamente, para ultrapassar esta crise que caiu sobre a nossa nação. Muitos jovens estão agora em lugares de liderança, ajudando na construção das suas comunidades, da nossa nação.

Jovens estão envolvidos na construção da paz, na educação, na saúde, no desenvolvimento comunitário." Lu Olo comprometeu-se como Presidente a defender os direitos da juventude. “Eu terei diálogos regulares com a juventude e organizações da juventude, e ajudarei para que eles possam trabalhar com o governo, confissões religiosas e organizações não-governamentais. Eu já tenho defendido, juntamente com o governo, para o estabelecimento de assembleias de jovens nas escolas. Como Presidente, continuarei a apoiar a juventive para mobilizar as suas actuais capacidades, para construir a nação."

Lu Olo salientou que muitas pessoas têm culpado a juventude pela violência e pela crise em Dili. “Eu não concordo com isso. Os jovens vêm para Dili com elevadas expectativas.

Muitas vezes, são desapontados. Mas, a maioria destes jovens estão a fazer um excelente trabalho, apoiando as suas famílias, estudando, ajudando as suas comunidades. Nós precisamos respeitar os nossos jovens, escutá-los, e trabalhar em conjunto com eles para que possam encontrar as soluções para os problemas que enfrentam.” Lu Olo disse que tem tido diálogos com jovens e estudantes sobre as suas visões e necessidades: "Os jovens e estudantes dizem-me que querem oportunidades para educações à longa distãncia, nos seus próprios distritos, em vez de terem que deslocar-se a Dili. Eles querem Centros de Juventude nos distritos.

Eles querem ajuda para desenvolverem as suas próprias iniciativas de paz e segurança, para treinamentos, para aprenderem sobre computadores, e para organizarem festivais desportivos e culturais.”

“A Juventude quer trabalhar com mulheres e agricultores nas áreas rurais, para estabelecer cooperativas e projectos de subsistência. Eu conheço jovens que já estão a fazer todas essas coisas, neste momento, e eu procuro apoiá-los para que desenvolvam e reenforcem as suas iniciativas. A juventude nos distritos querem fazer parte do mundo moderno, e têm o direito a tal sem serem forçados a deixar as suas casas. Eu não concordo com os esquemas de emenda, como construção de lares estudantis em Dili, sejam a solução."Lu Olo concluiu com um apelo directo à juventude: "A juventude tem sempre desempenhado um papel central na nossa luta pela independência. O que eu tenho a dizer à juventude é: Esta é a vossa hora. Vamos todos continuar a trabalhar em conjunto para o futuro do nosso país."

2 comentários:

Anónimo disse...

PARA O NOSSO FUTURO JÁ SABEMOS QUEM É QUE SERVE PARA SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA, UM PRESIDENTE QUE TEM UM BOM ASPECTO, CONHECIDO NO MUNDO INTERNACIONAL, GENEROSO, BONDOSO, E SEMPRE ESTAR CONNOSCO EM SITUAÇÃO DIFÍCIL.

UM HOMEM QUE ANDAR SEMPRE NO LADO DOS POVOS, NAS CHUVAS E CALOR...

A MIM PRÓPRIO JÁ SEI QUE VOCÊ VAI GANHAR NA 2ªVOTA NO DIA 9 DE MAIO DE 2007 E TAMBÉM ESPERO QUE TODO O POVO NÃO SE ENGANA, É VOCÊ, SO VOCÊ, NÃO HÁ MAIS NINGUEM.........
É VOCÊ, SR. JOSÉ RAMOS HORTA!!!!!!!

by: channy

Anónimo disse...

O RAMOS HORTA JOGA MUITO MOSEUS INTERESSSES PESSOAIS.
VOU PENSAR MIL E MIL PARA DAR A MINHA VOTACAO A ELE.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.