sábado, abril 07, 2007

Secretário-geral da ONU apela a eleições livres

Díli, 07 Abr (Lusa) - O Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lançou hoje um apelo a todas as partes para que as primeiras eleições presidenciais de Timor-Leste, desde a sua independência em 2002, sejam "livres e leais".

"Desejo que as eleições sejam livres, leais, transparentes e credíveis. Desejo que não sejam manchadas pela violência ou por actos de intimidação e espero que terminem com resultados que todos reconheçam", afirmou Ban Ki-moon a uma rádio local.

Pela primeira vez desde a independência do pequeno país, uma antiga colónia portuguesa, ocupada durante 24 anos pela indonésia (1975-1999), os habitantes de Timor-Leste preparam-se para votar segunda-feira, num clima de tensão, para designar um sucessor do carismático presidente Xanana Gusmão.

"A forma como estas eleições vão ser realizadas é decisiva para dar o tom para o desenvolvimento futuro da vossa sociedade", prosseguiu o Secretário-geral da ONU. "O Mundo observa-os. Apelo a todos os candidatos e seus partidários para aceitarem os resultados de forma pacífica", acrescentou Ban Ki-moon.
As presidenciais timorenses vão determinar o sucessor de Xanana Gusmão, chefe de Estado formalmente empossado em 2002.

Apresentam-se à votação oito candidatos, com José Ramos Horta (independente) e Francisco Guterres "Lu Olo", (apoiado pela Fretilin) a constituírem os dois favoritos à sucessão de Xanana Gusmão.

Às eleições, as primeiras após a independência de Timor-Leste, a 20 de Maio de 2002, apresentam-se também Francisco "Lasama" de Araújo, João Carrascalão, Francisco Xavier do Amaral, Manuel Tilman, Avelino Coelho e Lúcia Lobato, a única mulher a concorrer.

Um total de 232 observadores estrangeiros, 1.655 polícias das Nações Unidas e um milhar de militares de uma força internacional vão tentar assegurar a normal realização do escrutínio.
LMP-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.