quinta-feira, abril 12, 2007

Ramos Horta acusa Fretilin de fraude

Rádio Renascença – 11-04-2007 7:44

O candidato que segue com ligeira vantagem na corrida à Presidência timorense acusa a Fretilin de fraude eleitoral. Por seu lado, o partido recusa aceitar os resultados provisórios já divulgados.
Se a votação decorreu com total normalidade e civismo, à medida que os resultados provisórios são tornados públicos os candidatos vão reagindo e nem sempre da melhor forma.


Com 70% dos votos contados, é certa a realização de uma segunda volta das eleições presidenciais timorenses a 8 de Maio. Entre quem, resta apurar. São três os candidatos empatados – Francisco Guterres Lu-olo, Fernando Lassama e José Ramos Horta – com ligeira vantagem para o actual Primeiro-ministro (com funções suspensas).

Na terça-feira, a Fretilin, que apoia Lu-olo – veio refutar os dados divulgados, dizendo que o seu candidato era quem liderava a corrida, com cerca de 40% dos votos.

Recorde-se que, quando foi votar, Francisco Guterres se mostrou convicto da sua vitória à primeira volta.

Esta quarta-feira, Ramos Horta acusou a Fretilin de fraude eleitoral. O candidato que ainda é Primeiro-ministro diz que o partido intimidou as populações de alguns distritos para votarem em Francisco Guterres e pode, neste momento, estar a alterar os votos nas bases de dados dos computadores onde são inseridas as contagens.

Ramos Horta afirmou ainda que teria preferido que estas eleições tivessem sido organizadas exclusivamente pela ONU, e não por órgãos do Estado. Por fim, e no cenário de ser um dos candidatos na segunda volta, disse estar confiante de contar com o apoio dos outros candidatos e de muitos apoiantes da Fretilin.

Ainda hoje, a Comissão Nacional de Eleições deverá anunciar os resultados finais provisórios numa conferência de imprensa. Para já, o seu porta-voz, Padre Martinho Gusmão não teceu quaisquer comentários às acusações de ontem da Fretilin.
Áudio em:
http://www.rr.pt/informacaoDetalhe.aspx?AreaId=23&SubAreaId=54&ContentId=203317

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.